Plano Municipal de Educação e conferência são pautas da rede municipal

27/02/2015 14:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Conferência Municipal de Educação está em fase de elaboração

A elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) é a pauta prioritária do Fórum Municipal de Educação (FME). Para tratar da reformulação do plano, que será um dos enfoques da Conferência Municipal de Educação, prevista para o mês de março, representantes do Fórum Municipal de Educação se reuniram na quinta-feira (26) em São Fidélis (RJ), com a assessora do Ministério da Educação, Denise Corecho. O encontro, que acontece periodicamente, contou com representantes da rede municipal de ensino e outros órgãos.

Em Macaé, educadores, gestores e toda sociedade civil já estão sendo mobilizados para participar da Conferência Municipal de Educação. A programação, prevista para o mês de março, está sendo traçada pelos representantes do Fórum Municipal de Educação. O objetivo é envolver toda a sociedade com questões educacionais. A expectativa é reunir cerca de 500 participantes.

O enfoque principal da conferência é o Plano Nacional de Educação, que servirá de embasamento para a revisão e a adequação do Plano Municipal de Educação. Diante da reformulação do plano, os educadores discutiram propostas nos horários de atividades desde o ano letivo de 2014. Além disso, muitas das proposições e sugestões foram apresentadas e aprimoradas no Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (EMPE), realizado no início deste mês.

A coordenação e a execução da etapa municipal são de responsabilidade do Fórum Municipal de Educação (FME). Diante do trabalho do fórum, a conferência será embasada conforme o documento-referência, ou seja, uma discussão para que, se possível, sejam votadas propostas para fazer parte do Plano Municipal de Educação, que passará pela avaliação e posterior aprovação da Câmara Municipal, até o mês de junho.

A III Conferência Municipal de Educação não é apenas direcionada a educadores. Poderão participar representantes da sociedade civil organizada como estudantes, representantes de setores como movimentos de afirmação de diversidade, articulações sociais em defesa da Educação, sindicais, instituições religiosas, e também representantes do empresariado, confederações patronais e integrantes do sistema “S” como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Senat). Profissionais que atuam nos setores de Educação Básica, Educação Profissional, Educação Superior também devem se envolver no encontro.

Fórum - De acordo com a coordenadora do FME, Ana Cançado, o fórum é um espaço prioritário e indispensável de participação da sociedade na construção das políticas educacionais. “Além disso, o FME é um importante ponto de articulação de decisão e deliberação coletiva para a educação nacional. O objetivo do trabalho dos representantes é efetivar a gestão democrática da educação”, disse

Já secretária de Educação, Lúcia Thomaz, pontuou que a finalidade do trabalho do Fórum Municipal é efetivar a gestão democrática da educação. “Estamos levantando estratégias e traçando os rumos para o ensino da próxima década. A participação de toda a sociedade é fundamental. O plano define objetivos, diretrizes e os rumos da educação no município. Para isso, seguimos as diretrizes do Plano Nacional de Educação”, finalizou.