Pós-graduação em Gestão Pública inicia dois novos módulos

13/09/2019 14:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Participam 86 servidores de várias secretarias municipais

Os 86 servidores de várias secretarias municipais que formam a segunda turma do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública iniciaram, nesta quinta-feira (12), o módulo “Raciocínio lógico, probabilidade e estatística”, na Cidade Universitária. O curso é o dia inteiro, das 8h às 17h.

Começaram as aulas também do módulo “Metodologia de pesquisa e produção científica”, cujo foco é ensinar as técnicas de escrever artigos científicos a serem publicados na Revista Farol, da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos.

Os professores da pós-graduação são secretários municipais com títulos de Mestrado e Doutorado em suas respectivas áreas de atuação e professores parceiros da FeMASS e da UFRJ. Todos atuam no curso como voluntários. O módulo sobre Raciocínio Lógico é ministrado pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação; e o de “Metodologia de Pesquisa e Produção Científica” é ministrado pelas professoras da UFRJ Jane Capeli, Naiara Sperandio e Luana Silva Monteiro com colaboração da professora Ana Eliza Port Lourenço. Vai até 28 de novembro.

A FeMASS certifica os alunos na conclusão do curso, que faz parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da Prefeitura de Macaé tendo como foco a construção de projetos que têm a ver com a realidade do município de forma que possam contribuir para melhorar a gestão pública em âmbito municipal nas suas diversas áreas e estimular novas políticas públicas.

A servidora Renata Fonte falou sobre a sua experiência de ser uma das alunas do curso, com professores conceituados e conteúdo disciplinar de múltiplos conhecimentos:

“Estou vivendo um momento único. A pós-graduação em Gestão Pública fará toda a diferença em minha caminhada. Com ela tenho a oportunidade de aprofundar conhecimentos, visando crescer como profissional e amadurecer como pessoa. Além, é claro, de passar a adquirir uma visão mais ampla do funcionamento dos setores públicos, proporcionando melhoria na gestão de processos que afetam diretamente os servidores e a população em geral”, destacou.

Na primeira aula do dia, os servidores alunos receberam conhecimentos sobre o que significa cada um dos temas do módulo. “Raciocínio lógico ocupa lugar central no pensamento dos tempos modernos e todo gestor tem que ter um bom raciocínio lógico, saber modelar um problema. A Teoria da Probabilidade é o ramo da Matemática que estuda experimentos ou fenômenos aleatórios e, através dela, é possível analisar as chances de um determinado evento ocorrer. E a Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados”, explicou Guto Garcia. Ele acrescentou que “estudar em casa é fundamental para um bom desempenho escolar”.

As aulas deste módulo serão ministradas até o dia 31 de outubro, das 8h às 12h15, e o trabalho final será em 12 de novembro, pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h, com avaliação de uma banca composta por três professores. A pós-graduação tem carga horária regulamentada de 405 horas e acontece toda quinta-feira, realizada pela equipe da Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a FeMASS, UFRJ e a Petrobras.

Esta segunda turma iniciou as atividades em abril e o curso será encerrado em setembro de 2020. A pós é realizada na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas