Pré-matrícula: inscrições da primeira etapa terminam na sexta

19/11/2019 14:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

A segunda etapa da pré-matrícula será entre os dias 2 a 13 de dezembro

As inscrições para a primeira etapa da pré-matrícula terminam nesta sexta-feira (22). Estão sendo oferecidas vagas para alunos da Educação Infantil na modalidade de maternal I (2 anos completos ou a completar até 31 de março de 2020) e maternal II (três anos completos ou a completar até 31 de março de 2020). A relação dos candidatos alocados nesta fase será divulgada no dia 8 de janeiro de 2020, na escola municipal no horário de funcionamento.

A segunda etapa da pré-matrícula será entre os dias 2 a 13 de dezembro. Esta fase é voltada para estudantes da Educação Infantil na modalidade pré I e pré II (quatro e cinco anos), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (ciclo I ao V) e Ensino Médio (região serrana).

O edital da pré-matrícula está na portaria Semaeb nº 007-2019, que estabelece normas e procedimentos de matrícula para ingresso e permanência dos alunos nas unidades municipais. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/prematricula/. Quem não tiver acesso à internet, pode procurar o polo de atendimento, que funciona na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep), localizado na Rua Alfredo Backer 363, Centro. O local atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

No cadastro pela internet, o candidato deve selecionar três opções diferentes de unidades escolares da rede municipal, obrigatoriamente. Também devem ser apresentados dados como a etapa de Educação Infantil, nomes dos pais ou responsáveis legais e CPF, telefone para contato e e-mail, endereço e rede escolar de origem, quando for o caso. Além disso, deve ser declarado, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

A matrícula dos estudantes que serão atendidos será entre os dias 13 a 17 de janeiro de 2020 pelos pais ou responsáveis pelos candidatos menores de idade na escola municipal. Se os pais ou responsáveis legais escolherem pela matrícula do aluno em outra escola, que não seja próxima de sua residência, o procedimento apenas será formalizado após integral atendimento de outros alunos residentes na proximidade da referida unidade escolar, e se ainda houver vagas remanescentes. Além disso, a Secretaria Adjunta de Educação Básica poderá alocar o candidato em outra unidade escolar, caso não existam vagas nas opções apresentadas.

Matrícula

Durante a matrícula deverão ser apresentados os documentos (original e cópia) que constam no edital. Os documentos serão devolvidos ao interessado no ato da matrícula, exceto a declaração de escolaridade/protocolo ou histórico escolar.