Pré-vestibular voluntário abre 240 vagas

01/02/2018 11:00:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Cursinho gratuito será realizado na Cidade Universitária

Quem sonha em fazer um curso superior deve se preparar e um dos caminhos é o pré-vestibular social voluntário #VEMproCursinho, que acontece na Cidade Universitária e está oferecendo 240 vagas para Macaé. As inscrições ficam abertas o ano inteiro, exclusivamente, por e-mail, e o curso é gratuito numa iniciativa do Coletivo #VEM (Vida, Educação e Movimento), formado por alunos e ex-alunos de instituições de ensino superior do município.

Na Cidade Universitária também funciona o Pré-Vestibular Social da prefeitura, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação, cujas inscrições para 2018 foram encerradas com longa fila de espera. O Coletivo #VEM é um grupo de atuação social que busca debater com a sociedade os caminhos para a construção de uma realidade melhor. Cerca de 300 estudantes já prestaram o vestibular preparados para entrar numa faculdade beneficiados com o trabalho da equipe voluntária.

Responsável pelo Coletivo, o ex-aluno de Direito da UFF e atual professor do Departamento de Contabilidade Júlio Campos Filho informa que as aulas acontecem à tarde, das 14h30 às 17h30, e à noite, das 18h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira. Segundo ainda ele, qualquer pessoa pode se inscrever seguindo os seguintes passos: curtir e compartilhar a página do Coletivo #VEM no Facebook: www.facebook.com/VEMColetivo.

Além disso, o interessado deve enviar para o e-mail vemprocursinho.macae2018@gmail.com os seus dados: nome completo, colégio onde estuda ou cursou o Ensino Médio, idade, escolaridade, telefone e e-mail para contato. Além disso, o interessado deve responder à pergunta: “Por que você deseja fazer parte deste pré-vestibular?”

No final da inscrição, deve responder ainda à enquete: “Como você ficou sabendo do cursinho?”. No assunto do e-mail precisa especificar o turno de interesse (tarde ou noite) – se esquecer este dado não terá a inscrição validada. Em seguida, o candidato recebe um e-mail automático confirmando o recebimento dos seus dados, devendo aguardar um e-mail posterior de classificação, informando se conseguiu a vaga imediata ou se está em fila de espera.

Caso selecionado, ele receberá, no segundo e-mail, as instruções com a data e horário da matrícula, bem como a relação dos documentos necessários. A página do Coletivo #VEM no Facebook é o canal para informações.

O trabalho Coletivo #VEMproCursinho começou no segundo semestre de 2015 como projeto piloto a fim de testar a iniciativa e a metodologia de ensino. O curso é ministrado por alunos e ex-alunos voluntários dos cursos de graduação da Cidade Universitária, composta por três Instituições de Ensino Superior (IES): FeMASS, UFF e UFRJ, e também de outras IES do município. Há professores não só graduados, mas também mestres e doutores.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros.

O que é o Coletivo #VEM

O Coletivo #VEM atua com base nos pilares fundamentais vida, educação e movimento com o compromisso de promover ações que estimulam o debate, a reflexão e a criticidade para que o cidadão fortaleça a visão de si mesmo e seja capaz de promover as mudanças sociais que deseja.

O Coletivo já implementou pré-vestibulares sociais em quatro municípios (Macaé, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e São Pedro da Aldeia), além de um centro de referência à família, campanhas para cadastro de doadores de medula óssea e de sangue, frentes voluntárias para a promoção da cultura e do esporte, palestras com a sociedade e outras ações.

Júlio Campos Filho disse que a equipe tem muito trabalho pela frente. "Este ano o Coletivo pretende se estabelecer também nos municípios de Niterói, Santo Antônio de Pádua e Cabo Frio", informou.