Prefeito anuncia medidas para reabertura do Restaurante Popular

27/03/2021 11:12:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

Há a intenção de que o restaurante forneça alimentação gratuita, ao invés do custo de R$1,00

O Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, anunciou a reabertura do restaurante popular. A medida, que faz parte do seu plano de governo, está em processo de levantamento de dados e termo de referência para posteriormente abrir o processo licitatório.

Outras medidas que também estão sendo traçadas pela equipe é a ampliação do restaurante para outros pontos de Macaé. São eles: Lagomar, Ajuda e Cidade Universitária, com o objetivo de estender o benefício nutricional e social para moradores de outras partes do município. A sede do restaurante, na Aroeira, já atendia universitários, sem prejudicar o atendimento à população, com alimentação a preço popular e cardápio balanceado.

Outra intenção é que o restaurante forneça alimentação gratuita, ao invés do custo de R$1,00. Para isso, a proposta será encaminhada para Câmara de Vereadores para que haja apreciação do Projeto de Lei (PL).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Mauro Torres, diariamente o espaço recebe visita e fiscalização. "Quando a reabertura for oficializada, haverá uma sanitização, inspeção sanitária e limpeza ampla de todo espaço. O objetivo do prefeito Welberth Rezende é reabrir até o mês de julho, para assim atender da melhor forma a comunidade que frequentava o local", frisa.

O perfil dos frequentadores do Restaurante Popular é de famílias, moradores das comunidades vizinhas (Malvinas, Botafogo, Morro de São Jorge e outros) e, sobretudo, aposentados, desempregados, idosos, moradores em situação de rua e estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O espaço, quando em funcionamento, servia em torno de 1.500/1.800 refeições diárias. A alimentação servida passa por detalhado planejamento nutricional, desde a compra dos alimentos até o preparo. Um dos focos é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho (MT). Nele, recomenda-se refeição para o trabalhador contendo 40% da necessidade energética para um indivíduo adulto. O cardápio abrange alimentação saudável como salada, guarnição, algum tipo de proteína, além de suco e sobremesa, de preferência, uma fruta.

Atendimento - Em funcionamento, o Restaurante Popular conta com acompanhamento de nutricionistas e uma assistente social que realiza pesquisa de qualidade e orientação, além de encaminhamento, se houver necessidade, para locais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Aroeira e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Pete).

Além disso, os que se encontram em situação de rua, são encaminhados pelo Centro Pop para almoçar, gratuitamente.

O Restaurante Popular é uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Direitos Humanos e Acessibilidade.