Prefeito inaugura Centro de Formação e colegiado gestor nas escolas é anunciado

16/11/2015 13:00:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Guga Malheiros

Prefeito destaca importância da manutenção e da ampliação da rede de educação

Os profissionais da Educação agora possuem um espaço exclusivo para os cursos de capacitação: o novo Centro de Formação Continuada Carolina Garcia, que fica no último andar do Colégio Municipal Professora Maria Izabel Damasceno Simão, no Centro. Na inauguração, na sexta-feira (13), o prefeito Dr. Aluízio destacou a importância da atualização dos educadores para que possam transformar a sociedade.

- Se colocar no lugar do outro, acreditar na justiça e na fraternidade, reverter o egoísmo e criar referências sociais são fundamentais para o processo transformador que precisamos - destacou o prefeito. Na inauguração, também foi feita a entrega da premiação dos alunos e escolas participantes do concurso de slogan “Seja um aluno nota mil. Faça bem a Prova Brasil”.

O novo local conta com cinco salas de aula, uma sala administrativa e um auditório com capacidade para atender um público de 200 pessoas. Ainda neste mês serão ministrados cinco cursos.

O Centro de Formação também irá ampliar o projeto Todos na Escola, reativar o projeto Escola de Pais e promover o Fórum Permanente de Discussão sobre a Família e a Escola, reuniões com as equipes gestoras das escolas e criar uma cartilha sobre os procedimentos diversos a serem adotados nas escolas. A criação do Centro faz parte das metas da Secretaria de Educação em prol da valorização dos que atuam nas 108 escolas municipais.

O secretário de Educação, Guto Garcia, disse que diversos cursos serão oferecidos no Centro, sendo alguns por intermédio dos professores da UFRJ. Guto anunciou que a gestão nas escolas a partir do próximo ano será participativa. "Os diretores não estarão sozinhos, mas junto com outros profissionais: orientadores educacionais, pedagógicos, supervisores, formando um colegiado gestor", pontuou.

A neta da homenageada com o nome do Centro, Marilena Garcia, explicou a vida de Carolina Garcia e o desejo de perpetuar seu exemplo de vida. "O espaço tem um significado histórico em diversos ciclos da educação. Estamos num momento de reflexão sobre os papéis da família e dos educadores no século XXI, quando a intolerância e o ódio norteiam a humanidade. Quero destacar a coragem do prefeito, que vem desmontando um sistema criado há três décadas", disse.

Sobre Carolina Garcia, a neta Marilena disse que ela foi professora macaense diretora do Colégio Feminino Macahense, durante 56 anos, educando inúmeras gerações. "Casada com o comerciante macaense Jose Soares Garcia, benemérito macaense e fundador do Lar de Maria, Carolina Garcia foi uma grande incentivadora dessa obra", comentou.

Novo espaço democratiza acesso a conhecimento

A Coordenadora de Programas e Projetos de Formação Continuada, Regina Célia, destacou a democratização do acesso ao conhecimento produzido nos meios educacionais. "Desejamos oferecer melhor qualidade pedagógica com enfoque no conhecimento e na formação humanista", frisou. A subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, disse que está fazendo pesquisas nas escolas para saber o que os alunos mais precisam, a fim de elaborar cursos de formação que capacitem os profissionais.

SLOGAN - Para o concurso, foi realizada a produção do slogan em cerca de 50 escolas municipais. Uma comissão julgadora avaliou critérios como frase curta de fácil memorização. Entre os premiados estão os representantes do quinto ano: Lairton Barbosa (Colégio Tarcísio Paes Figueiredo) com a frase "Para uma educação de qualidade, faça a Prova Brasil com responsabilidade"; Breno da Silva (Eda Daflon), autor do slogan "Faça dez, faça mil, dê o seu melhor na Prova Brasil" e Marya Albuquerque (Interagir), autora da frase "Seja um aluno excelente e o resultado da prova Brasil será surpreendente". Os alunos do nono ano vencedores foram: Anny Leandro, do Colégio Municipal Claudio Moacyr com a frase "Lute e Conquiste, seja capaz, com a prova Brasil você pode mais"; Diego Alves do Colégio Municipal Carolina, "Pare de arriscar, pare de chutar, para a Prova Brasil você tem que estudar"; Taynar Nascimento do Colégio Municipal Samuel Brust com "A Educação é nossa meta, faça a Prova Brasil de maneira correta".

A finalidade do concurso foi incentivar o estudante a melhorar o desempenho diante da Prova Brasil, avaliação que começa esta semana em todas as escolas.


Fotos Relacionadas