Prefeito visita desabrigados e áreas críticas do município

02/12/2013 17:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Aulas continuam suspensas nesta terça-feira

Em virtude das fortes chuvas que atingiram o município, desde a madrugada desta segunda-feira (2), a Prefeitura de Macaé montou uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Obras, Defesa Civil, Saúde, Governo, Limpeza Pública, Guarda Municipal e Desenvolvimento Social. O índice de chuva na cidade chegou a 238 mm (das oh às 4h), o equivalente ao esperado para 15 dias.

Após um sobrevoo pelo município, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, visitou as áreas mais atingidas e se reuniu com os representantes das secretarias para definir e executar as ações prioritárias nos pontos críticos da cidade. Uma das áreas visitadas foi a comunidade da Linha, que fica abaixo do Morro de Santana. Na ocasião, o prefeito conversou com os moradores sobre a importância deles ficarem, inicialmente, abrigados no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, no Miramar. A unidade registra 63 famílias acolhidas e cadastradas, sendo 110 adultos e 83 crianças e adolescentes.

Para ajudar aos abrigados, foram disponibilizados espaços para entrega de donativos como alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene, colchonetes e água mineral. A entrega acontece das 8h às 18h.

Os pontos para entrega são: Colégio Municipal Ancyra Gonçalves (Avenida Amaral Peixoto, 555 - Miramar); Tenda da Cultura (praça Washington Luiz); secretaria de Desenvolvimento Social, (Rua tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro) e Centro de Referência da Mulher (Rua Igualdade, 890 - Imbetiba).

Equipes e bombas atuam para ampliar escoamento

Para agilizar a desobstrução de bueiros, equipes atuam em bombeamento de água em pontos alagados e limpeza. Ainda assim, o volume grande de água segue em alguns pontos críticos como os bairros Novo Horizonte, Visconde, Miramar, Campo D´Oeste, Sol y Mar e a Avenida Ayrton Senna. "O mapeamento que fizemos na cidade mostra que todas as bacias hidrográficas do município estão alagadas. Este índice de saturação do solo, em razão das chuvas dos últimos dias, agrava a drenagem das águas pluviais, além do fato de que os corpos hídricos utilizados para vazão também estão com nível alto, dificultando, inclusive, os trabalhos realizados pelas quatro bombas, que estão drenando seis mil litros de água por segundo", ressaltou o prefeito.

Dr. Aluízio lembrou ainda que, inicialmente, para reduzir o déficit habitacional de 11 mil pessoas, estão sendo construídas 2.300 casas populares. Além disso, os investimentos em obras de macrodrenagem continuam, somente este ano foram investidos R$ 20 milhões e a previsão para os próximos três anos é de mais R$ 240 milhões.

Aulas continuam suspensas nesta terça-feira

Para garantir a segurança de aproximadamente 37 mil alunos da rede municipal, as aulas continuarão suspensa nesta terça-feira (3) nas 105 unidades municipais de ensino. Os pais e responsáveis devem ficar atentos. As aulas retornarão depois que a situação das chuvas for normalizada.


Fotos Relacionadas