Prefeitura comemora o Dia Mundial da Água

22/03/2019 13:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Especialistas sobre recursos hídricos falaram para alunos do CAp

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade reuniu especialistas no setor de recursos hídricos para falarem sobre o tema água para 40 alunos da primeira série do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação (CAp). A mesa redonda foi realizada no Parque Atalaia. A programação contou também com trilha nesta unidade de conservação e dinâmicas. Uma descida no Rio Macaé, no domingo (24), a partir das 9h, encerrará as atividades. A previsão é de que 100 esportistas náuticos, que utilizarão caiaques, pranchas (stand up) e canoas, participem do percurso.

O objetivo da mesa redonda foi discutir ações desenvolvidas no município, com foco na conservação. Ministraram sobre o tema Maria Inês Paes Ferreira, professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (IFF) e Gabriel Lessa, estudante de biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representando o projeto do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC).

Também falaram para os jovens alunos do CAp, o biólogo Maurício Mussi Molisani, representante do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) e Laila Bekai, chefe de fiscalização do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), junto com Leonardo Fernandes.

Água: elemento vital

A professora Maria Inês falou sobre impactos ambientais. Já Guilherme Lessa ressaltou que o NEA-BC está engajado nos espaços de gestão de recursos hídricos. "A sociedade civil pode nos procurar pelo telefone 99906-8143, para participar dessa realidade, levando demandas e projetos", pontuou.

O representante do Nupem, Maurício Molisani, mostrou aspectos da origem e formação da água: os processos que determinam sua presença no universo e os estudos que ele e os biólogos do Nupem fazem a partir de coleta de água do Rio Macaé.

Laila Bekai enfatizou o balanço hídrico, que proporciona o levantamento de quanto de água está disponível e a quantidade de pessoas que utilizam esse bem da natureza. "Esse resultado possibilita discernir sobre o gerenciamento do recurso hídrico na região especificada pelo estudo" explica ela. Acrescenta que: "Falamos ainda sobre o papel do Inea quanto a ações fiscalizadoras, como a de carros-pipa, por exemplo".


Fotos Relacionadas