Prefeitura de Macaé incentiva agricultura familiar

23/02/2021 17:42:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Raphael Bózeo

Prefeito Welberth Rezende se reúne com produtores rurais

Para incentivar a agricultura familiar, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, acompanhado do secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha, participou, nesta terça-feira (23), de encontro com produtores rurais do município. A reunião aconteceu no assentamento Celso Daniel e a ideia é desburocratizar o processo, além de fomentar a economia com a valorização da agricultura.

 “Nosso objetivo é desenvolver todas as áreas do município e a agricultura é uma delas. Macaé tem um grande potencial de produção e, em parceria com a Secretaria de Agroeconomia, iremos realizar ações para fomentar a produção, por meio da capacitação e auxílio direto aos produtores. A proposta é oferecer maquinários e insumos para que eles possam comercializar seus produtos. No futuro, pretendemos criar uma central de abastecimento e, também, utilizar a produção na merenda escolar”, afirmou o prefeito.

O secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha, destacou que a prefeitura irá fornecer fertilizantes, que estão em licitação, já para o plantio de março. Ele acrescentou que 25% das 80 mil cabeças de gado de Macaé serão vacinadas no mês de maio contra a febre aftosa. Os contemplados serão pecuaristas com até 100 cabeças de gado.

Outra ação é a análise do solo que será realizada diretamente na propriedade dos produtores. Para isso, a administração municipal está com licitação aberta para contratação de uma van laboratório. A iniciativa visa melhoria do plantio e da produção.

A educadora pedagógica, Dalila Rodrigues, falou sobre a importância da aproximação com produtores rurais. “As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar são fundamentais. Atualmente, 86% da alimentação no Brasil são da agricultura familiar, sendo, também, um gerador de renda. Por conta da pandemia e, consequentemente, do fechamento das escolas, esses produtores tiveram a escoação da produção prejudicada. Portanto, reativar essa parceria gera benefícios para todos”, explicou.


Fotos Relacionadas