Prefeitura disponibiliza novos espaços para artesãos de Macaé

31/05/2017 16:22:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Galeria de Arte Hindemburgo Olive é local para comercialização de produtos de artesãos

Algumas iniciativas recentes da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda beneficiam diretamente os artesãos de Macaé. Há duas semanas teve início a "Feiras das Artes", realizada em uma parceria com a Sociedade Musical Nova Aurora, na sede da entidade (Avenida Rui Barbosa, 551, Centro), todos os sábados, de 9h às 14h.

Outra novidade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que disponibiliza gratuitamente a utilização da Galeria de Arte Hindemburgo Olive, instalada nas dependências do Centro Macaé de Cultura (Avenida Rui Barbosa, 780, Centro), para exposição dos trabalhos.

Em breve a categoria também receberá capacitação através de um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e um estúdio de designer. "O objetivo é qualificar os artesãos e direcionar os trabalhos de forma que abordem os pontos turísticos do município", disse o secretário adjunto de Trabalho e Renda, Leonardo Pessanha.

Os artesãos também devem, em breve, receber isenção de taxas municipais junto à Coordenadoria de Posturas. De acordo com Leonardo, haverá um cadastramento para que os artesãos tenham uma carteira de identificação específica. E uma ação com o Sebrae vai proporcionar uma consultoria continuada.

Cruzamento de dados econômicos

Além de estimular a profissionalização do mercado informal, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda também tabula dados sobre a empregabilidade no município. O setor de Tecnologia, Informação e Comunicação desenvolve o departamento de pesquisa econômica aplicada.

São colhidos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Relação Anual de Informações Sociais (Rais), da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e da própria Central do Trabalhador de Macaé (CTM) para calcular o número de contratações e desligamentos por setor de atividade econômica.

- Os dados são cruzados para sabermos como Macaé se situa em um contexto mais amplo, em comparação a outras regiões do Estado e do Brasil. São indicadores que nos permitem ter uma perspectiva do que pode ocorrer no futuro. Essas informações são repassadas ao prefeito, Dr. Aluízio, e auxiliam na proposição de políticas públicas mais assertivas - disse Leonardo.

Divulgação de vagas disponíveis

Outra atividade da secretaria é a disponibilização de vagas do mercado de empregos através da Central do Trabalhador de Macaé (CTM). No local, que funciona na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé, também são emitidas carteiras de identidade e de trabalho. O agendamento prévio é feito no site www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda.

Já os empregadores são atendidos pelo setor de relacionamento com o mercado, que pode ser contactado através dos telefones (22) 2796-1145 e 2796-1277. Os consultores também visitam as empresas à procura de vagas. Para facilitar ainda mais o processo de contratação de pessoal, desde o mês de abril o auditório do Paço Municipal é oferecido gratuitamente para as empresas realizarem processos seletivos.