Prefeitura divulga números de atendimentos da iluminação pública

13/02/2020 09:50:00 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Arquivo Secom/ João Barreto

As ações preventivas acontecem de dia e de noite

A Coordenadoria de Iluminação Pública (Cip), vinculada à Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura, segue com o trabalho de manutenção por todos os bairros da cidade e também na região serrana. No mês de janeiro, foram atendidas 1.879 solicitações relativas à troca de lâmpadas, reatores e cabeamento/fios.

Ao todo, em 2019, foram contabilizados 17.513 serviços realizados. Uma média de 1.400 atendimentos por mês. A ação da Coordenadoria de Iluminação Pública é rotineira, acionada pelas solicitações dos moradores e também pelas rondas diárias das equipes.

Em janeiro, os bairros que mais solicitaram as ações de manutenção das equipes da Cip foram o Centro (78 trocas), Lagomar (74) e o bairro Aeroporto (64). Já na região serrana, Glicério e Óleo, com 11, e o Frade, com 10 serviços realizados, foram os distritos com o maior número de pedidos.

Como reitera o coordenador da Cip, Marcelo Oliveira, “os bairros que normalmente são os campeões em intervenção é o Lagomar e o Aeroporto, devido ao grande contingente populacional. Temos que fazer constante manutenção; as ações preventivas acontecem de dia, mas à noite também atuamos”, ressaltou.

Cinco equipes trabalham dia e noite

A Cip conta hoje com cinco equipes, trabalhando dia e noite. O apoio da população ao trabalho é fundamental. Por isso, fazer as solicitações nos canais corretos auxilia a atender às demandas, uma vez que cada pedido gera um número de protocolo.

Disque luz - O cidadão que quiser solicitar reparos de iluminação pública poderá passar mensagem para o número de WhatsApp 99790-1967. O solicitante também pode ligar para o 156, de segunda a sexta-feira, de 9h às 22h. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo. Sugestões de melhorias e reclamações podem ser encaminhadas para o e-mail disqueluz@macae.rj.gov.br.

Para fazer a solicitação, é necessário que a pessoa informe o nome, a rua, o bairro e o número de residência mais próximo ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo são fornecidos ao solicitante.

Nos casos de solicitações de novos pontos, os interessados devem abrir um processo administrativo no setor de protocolo geral da Prefeitura de Macaé, portando os seguintes documentos: RG, CPF, cópia da conta de energia atualizada e informar o motivo da solicitação. Demais informações, por favor entre em contato com a Coordenadoria de Iluminação Pública, nos telefones: (22) 2796-1114 e (22) 2759-0783.