Prefeitura divulga resultado da seleção para Moradia Estudantil

19/09/2018 16:30:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Quarenta e oito estudantes vão residir no Moradia Estudantil

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, divulgou nesta quarta-feira (19) a relação dos 48 estudantes contemplados no projeto-piloto de Moradia Estudantil temporária. São estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, sediadas no município, conforme o edital 02/2018, que se inscreveram no processo seletivo.

Eles vão morar no antigo Hotel Colonial, no bairro Imbetiba, e as vagas iniciais destinam-se ao uso neste segundo semestre letivo. Dos 48 contemplados, sete são da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), dez da Universidade Federal Fluminense (UFF), 20 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e 11 do Instituto Federal Fluminense (IFF). Desses, 20 são do sexo feminino e 28 do masculino.

O secretário de Ensino Superior, Márcio Magini, explicou que o projeto é fruto do entendimento da necessidade de se apoiar os estudantes em condição socioeconômica vulnerável e que estão longe de suas famílias.

"Inicialmente, a Moradia Estudantil, que será chamada de Moradia Colonial, teria a função de receber os alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Porém, a Reitoria da UFRJ, apesar de ter o interesse e evidenciado isso por diversas vezes, se viu, diante do cenário de corte de verbas, impossibilitada de continuar o pleito. Neste cenário, a Prefeitura de Macaé, representada pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, viabilizará o projeto, entendendo a sua importância para os alunos das universidades públicas do município. O Edital da Moradia Estudantil visa, antes de mais nada, criar um espaço amplo e democrático, promovendo a inclusão social e a democratização das vagas para todas as Universidades Públicas de Macaé. Será uma experiência inédita para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e sua fixação em nosso município", concluiu o secretário.