Prefeitura e UENF assinam convênio e garantem novos cursos para Macaé

22/09/2014 16:51:00 - Jornalista: Douglas Chaves / Funemac-Comunicação

Foto: Flávio Sardou

O convênio foi assinado na manhã desta segunda-feira (22)

A Prefeitura de Macaé e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) assinaram convênio, na manhã desta segunda-feira (22), para implantar três novos cursos de graduação no município. O evento que marcou a assinatura do contrato foi realizado no auditório do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), em Imboassica. A UENF pretende estabelecer em Macaé, inicialmente, três cursos de engenharias: Meteorologia, Mecânica e Ambiental. Além disso, a universidade estuda a criação de um polo de Medicina Veterinária e cursos relacionados ao mercado de agronegócios na região serrana.

Segundo o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, a universidade é um grande parceiro para o desenvolvimento da cidade. “É a hora da universidade e da indústria do petróleo se associarem à gestão para melhor qualificar a todos. Esse convênio tem por finalidade fortalecer. Não que a universidade tenha a necessidade de ser fortalecida pelo município, mas ela precisa de um catalisador e, agora, o município passa a ser esse catalisador junto ao governo do estado e federal, dando também um aporte financeiro quando necessário. Assim alcançaremos uma educação superior de excelência para todos”, disse o prefeito.

Também participando do encontro, o Presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), instituição municipal que abriga as Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Gleison Guimarães, acredita que a Funemac está pronta para apoiar a academia da melhor forma possível. “O prefeito sempre falou de forma sistemática que precisamos fortalecer e facilitar a vida da academia na cidade. Avançar no ensino superior, avançar todo sistema acadêmico para as pessoas de nossa região. Fico muito orgulho e feliz por fazer parte deste convênio assinado com a UENF, por ser bastante importante para a nossa sociedade”, afirmou Gleison Guimarães.

Também compuseram a mesa de assinatura do convênio o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, e o diretor, Edmilson José Maria, pesquisador do Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI). O convênio dá como prazo para implementação dos cursos até cinco anos. O reitor informou também que os cursos de engenharias que a UENF pretende trazer para Macaé já foram pré-aprovados pelo Conselho Universitário da universidade.


Fotos Relacionadas