Prefeitura entrega anexo da Escola Fazenda Santa Maria

14/06/2019 11:37:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Ana Chaffin

A escola ganhou prédio exclusivo para Educação Infantil, dobrando a capacidade de atendimento

A comunidade do Morro Grande e adjacências comemorou a entrega do novo prédio da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria, na manhã desta sexta-feira (14). Com a ampliação e reforma do anexo, o governo municipal dobrou a capacidade de atendimento e proporcionou uma infraestrutura exclusiva para os alunos menores, com espaços adaptados e adequados à faixa etária de dois a cinco anos. Agora, um prédio está sendo usado pelas turmas de Ensino Fundamental e o outro para Educação Infantil.

Atualmente, a unidade possui 167 alunos, sendo 69 de Educação Infantil e 98 de Ensino Fundamental. Com ampliação, a escola poderá atender mais 40 crianças de Educação Infantil e 120 estudantes de Ensino Fundamental, totalizando 327 matriculados.

Após a apresentação das danças 'Viagem ao safari', 'Escravos de Jó', e 'Legal é ser diferente' feita pelos alunos da escola, a diretora-geral, Leandra Chaves, falou em nome dos 31 funcionários sobre o trabalho que está sendo desenvolvido, enfatizando a união, o reconhecimento da equipe e a parceria dos pais. O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, destacou o privilégio da localização da escola de estar tão próximo da cidade e ao mesmo tempo com tanto verde em seu entorno o que proporciona bem-estar e, consequentemente, uma melhor qualidade no aprendizado.

"Era um compromisso da gestão concluir e entregar os espaços desta unidade que possui uma excelente quadra onde diversos projetos podem ser desenvolvidos. Os espaços escolares estão recebendo intervenções de manutenção e reformas para universalizar o atendimento dos estudantes do segmento infantil, em especial os alunos na faixa de dois anos, como foi a nossa última inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Augusto Abreu Aguiar, no Centro da cidade e a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Lira Beraldini Campos, no Jardim Vitória. Outras obras que estão a todo vapor são das escolas do Lagomar, na Avenida Parnaíba, s/n e o projeto da nova escola de Educação Infantil na Barra de Macaé, que vai funcionar no antigo Hospital do Sase", destacou Guto.

Vitória Ramos, aluna do 3º ano, estava radiante com a entrega, assim como sua mãe, Márcia Machado, moradora do KM 5. "Agora, os pequenos têm um espaço só para eles". Da mesma turminha, João Vitor Duque e sua mãe, Daniele Duque, moradores do Village do Horto, disseram que a estrutura física está muito melhor que o esperado.

A Escola Fazenda Santa Maria atende os moradores do Km 5, 6, 8, das fazendas próximas e do bairro Aroeira. A Sala de Leitura da unidade recebeu o nome da funcionária mais antiga da escola, Lea Pinto Nogueira, carinhosamente chamada de Tia Lea. "Ela foi voluntária por cinco anos e trabalha aqui há 26 anos", contou a diretora.

O novo prédio conta com três salas de aula, uma secretaria, uma sala da direção, três banheiros sendo dois para alunos e um para funcionários; e uma cozinha experimental.

A Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria fica na Rua Aderson Ferreira Filho, estrada antiga Macaé-Glicério, Km 8.


Fotos Relacionadas