Prefeitura entrega bloco D à UFF na Cidade Universitária

11/03/2020 12:25:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

A solenidade de entrega será conduzida pelo prefeito, Dr. Aluizio

A Prefeitura de Macaé entregará ao Instituto de Ciências da Sociedade, da Universidade Federal Fluminense (ICM/UFF-Macaé), o bloco D, na Cidade Universitária, no próximo dia 17, às 16h, consolidando o fortalecimento e a expansão do ensino superior em Macaé, cidade referência do “Saber e do Conhecimento”. São 4.500 metros quadrados de área construída, com três pavimentos somando R$ 12 milhões custeados integralmente pela administração municipal.

A solenidade de entrega será conduzida pelo prefeito, Dr. Aluizio, que deverá estar acompanhado dos secretários municipais de Educação, Guto Garcia, e de Ensino Superior, Márcio Magini. Confirmaram presenças também o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o diretor do ICM/UFF-Macaé, Daniel Arruda Nascimento.

A UFF-Macaé inicia este semestre letivo no novo espaço com 1.300 estudantes no retorno das aulas previsto para o dia 16, um dia antes da entrega do prédio, segundo o diretor. A universidade oferece, gratuitamente, em Macaé, três cursos de graduação: Direito, Administração e Ciências Contáveis, e tem, ainda, pós-graduação em Residência Jurídica. São 45 professores no total e 40 servidores técnicos.

“A entrega do bloco D à UFF marca o compromisso que o município tem com a Educação de qualidade que oferecemos à nossa população de forma integrada, a partir dos 2 anos de idade até a sua formação completa no ensino superior e nos níveis de mestrado e doutorado. Significa a consolidação de Macaé como a Cidade do Saber e do Conhecimento e que o município está no caminho certo investindo no polo universitário, modelo não só na região, mas no estado, e um dos poucos existentes no país”, destacou Guto Garcia.

O diretor da UFF-Macaé, Daniel Nascimento, disse que “a entrega do bloco D é um marco na história da UFF na cidade, fruto de uma presença que já dura 28 anos. Agradecemos a parceria da Prefeitura de Macaé e ressalto que estamos felizes em devolver para a cidade todo o carinho que recebemos ao longo desses anos”, enfatizou. Ele acrescentou que a equipe da universidade está finalizando a montagem das 1.218 carteiras que a UFF comprou para compor as salas de aulas no novo espaço.

A construção do novo espaço

O bloco D é o quarto anexo de aulas, setor administrativo e estacionamento que a prefeitura construiu no polo universitário e segue o padrão dos blocos A, B e C que já funcionam no campus onde estão sediadas a FeMASS (A) e a UFRJ (B e C). Junto com a UFF são, aproximadamente, 5.500 universitários diariamente na Cidade Universitária, que oferece à população, gratuitamente, 18 cursos de graduação e mais oito de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado.

Seguindo o modelo dos demais prédios da Cidade Universitária, no térreo do bloco D funcionarão a secretaria, salas da direção e de professores, biblioteca, diretório acadêmico, auditório com capacidade para até 200 pessoas, copa e sanitário, e os pavimentos um e dois com 15 salas de aula cada, constituindo, ao todo, mais de 40 novos espaços para a população acadêmica.

Até o encerramento das aulas em dezembro passado, a UFF compartilhava espaço com a FeMASS e a UFRJ na Cidade Universitária. Agora, no espaço que era utilizado pela universidade no bloco A, funcionam o Colégio de Aplicação e o curso de inglês do Centro Municipal de Idiomas (CMI), que inicia o ano letivo, nesta segunda-feira (2), com as aulas das turmas de espanhol ministradas no bloco D, em espaço compartilhado com a UFF.

IMPORTANTE PARA A POPULAÇÃO - Além dos cursos de graduação, a UFF exerce um importante papel de extensão universitária oferecendo, também gratuitamente, serviços para a sociedade, como o Centro de Assistência Jurídica (CajUFF), que atende trabalhadores e pequenos empreendedores com orientação jurídica, e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que funciona no terceiro andar do prédio administrativo, sede da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, beneficiando contribuintes, microempreendedores, organizações não governamentais e pessoas de menor poder aquisitivo quando o assunto é a Receita Federal.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas