Prefeitura entrega em dezembro novo prédio na Cidade Universitária

2019-09-27 11:54:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
um prédio de três andares em obras
Foto: Bruno Campos
Bloco D será utilizado pela Universidade Federal Fluminense

O bloco D, futura sede do Instituto de Ciências da Sociedade/Universidade Federal Fluminense de Macaé (ICM/UFF), na Cidade Universitária, será entregue em dezembro. A informação foi dada pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia, que visitou a obra esta semana. O prédio é o quarto anexo de aulas e setor administrativo que está sendo construído pela Prefeitura de Macaé no polo que abriga três Instituições de Ensino Superior - a FeMASS, a UFF e a UFRJ - que, juntas, atendem, gratuitamente, cerca de 5.500 alunos em 18 cursos de graduação e mais sete de pós-graduação, no município.

“A obra marca o compromisso da Prefeitura de Macaé de oferecer a todos Educação de qualidade integrada e gratuita – do pré-escolar ao ensino superior – e tem fortalecido a parceria no modelo de interiorização do ensino, pesquisa e extensão. A entrega do Bloco D transforma Macaé na “Cidade do Saber e do Conhecimento”, enfatizou Guto Garcia.

Ele lembrou que a obra segue o cronograma normal e está na etapa de acabamento externo e interno e de instalação da infraestrutura necessária para o funcionamento do prédio. O diretor da UFF, Daniel Arruda Nascimento, disse: “Estamos trabalhando para realizar a mudança no menor prazo possível, juntamente com a reitoria da UFF e a nossa equipe de arquitetos e engenheiros”, afirmou.

A construção do bloco segue o padrão dos outros três prédios A, B e C que a prefeitura já construiu na Cidade Universitária. Serão 4.500 metros quadrados de área construída, com três pavimentos. No térreo, funcionarão a secretaria, as salas da direção e de professores, biblioteca, diretório acadêmico, auditório com capacidade para até 200 pessoas, copa e sanitário, e os pavimentos um e dois terão 15 salas de aula cada, constituindo, ao todo, mais de 40 espaços para a população acadêmica. Todo esse investimento somará R$ 12 milhões custeados integralmente pela administração municipal e faz parte do projeto de expansão da Cidade Universitária.

Além de manter três cursos de graduação funcionando em Macaé – Direito, Administração e Ciências Contábeis -, a UFF exerce um importante papel de extensão universitária oferecendo, também gratuitamente, serviços para a sociedade, como o Centro de Assistência Jurídica (CajUFF), que atende trabalhadores e pequenos empreendedores com orientação jurídica, e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que funciona no terceiro andar do prédio administrativo, sede da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, beneficiando contribuintes, microempreendedores, organizações não governamentais e pessoas de menor poder aquisitivo quando o assunto é a Receita Federal.

Atualmente, o ICM/UFF Macaé compartilha espaço no polo universitário com a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, no bloco A, e também utiliza algumas salas em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupa os blocos B e C. O ICM tem, aproximadamente 1,3 mil alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

Busca

Acesso Rápido

Destaque