Prefeitura garante pescado nas refeições dos alunos

31/10/2018 11:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Peixe estimula desenvolvimento cerebral, fundamental na idade escolar

Em Macaé, o pescado da Agricultura Familiar faz parte da merenda de cerca de 40 mil alunos da rede municipal. Com isso, estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio recebem semanalmente no cardápio uma média de duas toneladas de filé de pescada, alimento proteico, rico em ferro, cálcio, vitamina B12 e ômega 3. No cardápio, são oferecidas opções como filé de peixe ao molho, bobó de peixe e fricassê de peixe.

Para chegar à merenda dos alunos, o produto passou por análise sensorial nas escolas e chamada pública. Com a aprovação de 100% durante os testes, o alimento teve análise microbiológica e físico-química e é fornecido por um grupo informal de 32 pescadores. A educação de Macaé segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar. O município foi um dos pioneiros na região a seguir a legislação federal com a finalidade de contribuir para aprendizagem e rendimento escolar.

O pescado é entregue no entreposto para execução de etapas como beneficiamento (transformação em produtos mais elaborados como filé) e filetagem. Antes de chegar à merenda escolar, o alimento recebe fiscalização da Secretaria de Pesca e acompanhamento da equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação.

Considerado produto ideal para o desenvolvimento do aluno, a alta aceitação do filé de pescada se deve também por ser fresco, não ter espinha, não apresentar odor forte e ter cor clara. O consumo regular, de acordo com a secretária de Educação, Leila Clemente, proporciona melhor desempenho escolar, por conter substâncias que aumentam a concentração e a disposição. "A inserção do pescado é uma iniciativa que fará com que crianças e jovens tenham melhor desenvolvimento físico e intelectual", ressalta.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, Layla do Nascimento, Rafael Casemiro Lima, Gabriel Lemos e Ana Rayara Rodrigus aprovam a merenda. "Gosto muito de bobó de peixe", contaram. Já a diretora Cláudia Márcia Tomaz pontua que a inserção do pescado na merenda reforça o trabalho desenvolvido na escola com destaque político pedagógico. "A alimentação saudável faz parte de ações voltadas para alimentação saudável nas salas de aula e em casa. A proposta é intensificar a rotina alimentar dos estudantes", lembra.

Para a coordenadora de Nutrição, Dina Freitas, os benefícios do consumo da carne de peixe são essenciais desde a infância. "Estimular o consumo do pescado é essencial para que as crianças se tornem adultos apreciadores do alimento. O pescado, como alimentação saudável, favorece o desenvolvimento do aluno em sala de aula e promove a formação de bons hábitos alimentares, contribuindo assim para o rendimento escolar", observa.

Intolerantes têm atendimento nutricional individualizado

A rede municipal oferece diariamente café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. O cardápio é diferenciado para alunos que apresentam intolerância à lactose, glúten e diabetes. Macaé cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Fotos Relacionadas