Prefeitura inaugura Casa de Vacina

19/09/2014 15:53:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Maurício Porão

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (19)

Com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado e mais humanizado, a Prefeitura de Macaé inaugurou, nesta sexta-feira (19), a Casa da Vacina Enfermeira Bernadette Franco Pacheco. O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, secretários municipais, profissionais da Saúde e parentes da enfermeira Bernadette participaram da solenidade. Depois de muitos anos, a sala de vacinas do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas será desativada, para que a unidade seja voltada para especialidades clínicas como a cardiologia.

Só o Jorge Caldas, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de Imunização, aplicava 180 doses/dia de imunobiológicos. Na Casa de Vacina, os usuários contarão com um local com adequado, arejado, com duas salas de vacinação infantil e uma de adulto, local para o exame do pezinho e outro cômodo para entrega do resultado, uma sala para vacinação da BCG, uma de frios (que armazena e distribui os imunobiológicos), uma da gerência de Imunização e outra de almoxarifado.

- Que essa equipe desprendida possa se colocar no lugar do outro e aproveitar o exemplo da enfermeira Bernadette, que nos deixou uma lição de vida e de luz, para recuperarmos a alma da Saúde de Macaé - disse Dr. Aluízio.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, lembrou que a Casa de Vacina será um local adequado para o paciente sadio, evitando que esteja no mesmo ambiente que um usuário portador de alguma doença.

- Cumprimos um grande papel, haja vista, as ações preventivas de baixo custo, mas com alta eficácia. Alertamos as mães que estejam atentas ao calendário de imunização das crianças e, assim, conseguirmos cada vez mais jovens e adultos sadios. O quantitativo de vacinas encaminhadas pelo Ministério Saúde é baseado no número da população naquela faixa etária determinada, mas como Macaé é uma cidade referência na região, a vacina termina antes do prazo determinado para nova reposição - disse o secretário de Saúde.

A Casa de Vacina Bernadette Franco Pacheco funciona na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro, e atende crianças, adolescentes e adultos, das 8h às 17h.



Calendário

O Calendário Básico de Vacinação é constituído por 13 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a terceira idade, e distribuídas gratuitamente, todos os dias, nos postos da rede pública, exceto as contra febre amarela e BCG, que são disponibilizadas em unidades específicas: febre amarela (Casa da Vacina de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30, e no Pronto Socorro do Aeroporto, das 13h às 16h30); BCG na Casa da Vacina, Hospital Publico de Macaé (HPM) e Hospital São João Batista (HSJB), Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc) da Aroeira e PSA.

Pezinho - O Teste do Pezinho é realizado em três unidades de saúde do município. Na Casa da Vacina, de segunda à quinta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 16h. Na sexta-feira, o atendimento é das 8h às 11h. O serviço também é feito no Nuamc da Aroeira, às segundas e terças-feiras, das 8h às 11h (Rua Francisco Alves Machado, 235/ (22) 2796-1101). No PSA, o funcionamento é às segundas e quartas-feiras, das 8h às 16h (Rua Curuncango S/Nº/2762-7095).


Fotos Relacionadas