Prefeitura inaugura Novo Hospital Público Municipal - Irmãs do Horto

29/07/2015 20:52:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Guga Malheiros

Nova unidade começará a funcionar na segunda-feira (3/8)

A Prefeitura de Macaé inaugurou nesta quarta-feira (29), aniversário de 202 anos do município, o Novo Hospital Público Municipal (HPM) - Irmãs do Horto, anexo ao HPM. A cerimônia foi repleta de homenagens a todos que contribuíram e contribuem incansavelmente para a saúde do município, em especial às irmãs do Horto que, há 61 anos, desenvolvem ações de saúde em Macaé. A nova unidade começará a funcionar, na segunda-feira (3/8), para pronto-atendimento, após a finalização da higienização de todos os espaços e colocação de equipamentos e medicamentos.

A Orquestra Popular de Macaé, mantida pela Fundação Macaé de Cultura e que é composta por professores, alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART) tocou o Hino Nacional e o Hino de Macaé no começo da cerimônia.

O vigário geral padre Marcos Vinícius Macedo, que representou o 4º bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, deu a benção à nova unidade.

- Invocamos a benção a este hospital. Que tenha a vida como grande cenário e que tudo seja feito com amor e que celebre a vida, que é o próprio dom de Deus – disse o padre.

A irmã Maria Parizotto expressou sua gratidão ao governo municipal pelo reconhecimento da atuação das Irmãs do Horto em Macaé. “Há 61 anos estamos aqui e continuamos nossa presença humanizadora ao paciente”, falou. A irmã Biázia leu uma carta da madre superiora Ana Maria Andreola que não pode vir de Porto Alegre (RS) para a inauguração, mas relatou estar honrada pelo reconhecimento público pela colocação do nome das Irmãs do Horto na nova unidade.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, agradeceu a presença de todos e prestou uma homenagem especial à técnica de enfermagem, Lúcia Estanislau, que atuou na UPA do Lagomar e no Hospital São João Batista e, hoje, está aposentada por conta de problemas de saúde.

- A incansável Lúcia carrega o espírito das irmãs do Horto no São João Batista e vive hoje uma experiência unilateral. Estamos construindo uma cidade com fé e dignidade, sempre me propondo a trabalhar incansavelmente. Que Macaé possa continuar sendo essa cidade acolhedora. Há 11 anos inauguramos o HPM, uma obra fantástica e agradecemos a todas as pessoas que passaram por ali. Que essa nova unidade seja mais uma porta de dignidade, com mais carinho e a presença de Deus – destacou Dr. Aluízio.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, lembrou que o Novo HPM – Irmãs do Horto carrega no nome o mesmo espírito do HPM fundado há 11 anos, que traz o nome do médico Fernando Pereira da Silva. “Isso é para que todos não se esqueçam da contribuição importante para a saúde do nosso município. Hoje, vemos o HPM, que é uma referência regional, transformando-se em um hospital escola”, falou.

O diretor superintendente do HPM, Márcio Bittencourt, pontuou que a inauguração é um sonho realizado que busca uma saúde mais humanizada.

- Os funcionários da unidade vestiram a camisa dessa ideia e tornaram também essa ideia possível. Ideia essa de uma Medicina com mais dignidade e mais humanizada – pontuou.

O vereador Manoel Francisco representou o Legislativo macaense na cerimônia. “Hoje, Macaé está recebendo mais um grande presente e o anúncio de obras nas Malvinas e Botafogo. Esse novo hospital representa mais dignidade para a população”, disse.

Participaram também da cerimônia a primeira-dama, Vera dos Santos; Mirinho Braga, representando o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto; o vereador macaense Luciano Diniz; o presidente da Fundação Hospitalar de Macaé, Leandro Soares; secretários municipais, representantes dos municípios de Casimiro de Abreu, Búzios, Conceição de Macabu e Rio das Ostras e população.


Fotos Relacionadas