Prefeitura lança Prêmio Literário Universitário

10/06/2013 16:17:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), lançará a primeira edição do Prêmio Literário Universitário de Macaé (Pluma) que foi criado aproveitando a comemoração dos 200 anos do município e o centenário de Vinícius de Moraes. O objetivo é abrir espaço na Literatura do Estado do Rio de Janeiro para que estudantes universitários, que são poetas e/ou performers, mostrem seus talentos. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (10) e podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 10 de agosto.

O Pluma está aberto a todos os poetas, brasileiros ou não, desde que residentes no Estado do Rio de Janeiro por mais de dois anos e que sejam estudantes universitários (graduandos ou pós-graduandos). Os trabalhos devem ser inéditos, apresentados em língua portuguesa e cada interessado poderá inscrever um poema, com tema livre, estando o original assinado e ser remetido com pseudônimo, em cinco vias digitadas na fonte Times New Roman, corpo 12, espaço dois, em folha no formato A4.

Os envelopes com os trabalhos devem estar lacrados e endereçados ao Prêmio Literário Universitário de Macaé (Pluma), Funemac, na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 – Coordenadoria de Cultura, 3º andar, Cidade Universitária, Bairro Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ - CEP: 27930-110. Para subscritar, o remetente deverá usar apenas o pseudônimo.

A ficha de inscrição, com identificação do autor, autorização para publicação dos trabalhos, caso sejam selecionados entre as semifinalistas, e outras informações necessárias, deverão ser enviadas juntas, em outro envelope lacrado.

As inscrições terão como data válida o dia de postagem nos Correios na cidade de origem, sempre obedecendo ao dia 10 de agosto de 2013, como data limite. O poema deve ser remetido por via postal, mediante carta registrada, com aviso de recebimento (AR) pela Coordenadoria de Cultura.

Os poemas serão selecionados em duas fases, por comissões formadas por profissionais ligados às áreas de língua portuguesa, literatura, comunicação e teatro, escolhidas pela equipe da Coordenação de Cultura da Funemac. A primeira fase escolherá os melhores poemas, e a segunda, as melhores performances, durante a premiação, no dia 29 de outubro de 2013.

Serão classificados 20 poemas – na primeira fase, para a publicação da antologia. Estes poemas concorrerão à escolha das 10 melhores performances – na fase final, para o DVD que acompanhará a publicação. A performance de poesia poderá ser feita pelo próprio autor ou por pessoa indicada por ele. 

Os trabalhos enviados sem o cumprimento do regulamento estarão sujeitos à desclassificação antes mesmo de serem observados. O autor selecionado concorda com a cessão total de direito autoral à Funemac, livre de qualquer pagamento ou retorno financeiro. Os originais não serão devolvidos. Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Coordenação de Cultura da Funemac.

Trata-se de um projeto diferenciado que junta diferentes faculdades e universidades públicas. Um dos objetivos da Funemac, além da disseminação do conhecimento, é também sua produção e sua crítica e poesia é considerada forma de conhecimento fundante para muitas línguas e povos.

A premiação - A seleção dos 20 melhores poemas será anunciada no dia 10 de setembro deste ano, no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) e publicado em jornal regional. A premiação ocorrerá no dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, no auditório da Cidade Universitária, às 19h, quando serão selecionadas as 10 melhores performances.

A Funemac publicará os 20 melhores poemas em livro, com 10 exemplares para cada autor selecionado; editará um DVD com as 10 melhores performances, como anexo do livro; e publicará ainda o plaquete de cada um dos autores dos poemas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares na soma das duas etapas (escrita + performance), com 100 exemplares cada. Além disso, será feita uma seleta de livros de poesia para os três primeiros colocados.

Clique aqui para acessar o regulamento e faça o download da ficha de inscrição.