Prefeitura oferece curso gratuito de Inglês e Espanhol aos adolescentes do Nova Vida

09/08/2019 10:31:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Foram contemplados com a vaga os jovens que preenchem os mesmos requisitos para acesso ao CMI, que tem como prioridade o atendimento a estudantes da rede pública municipal de ensino

Adolescentes de 14 a 17 anos, que fazem parte do Programa Nova Vida, estão recebendo da Prefeitura de Macaé cursos de inglês e espanhol, gratuitamente, a fim de poderem ampliar as oportunidades para o mercado de trabalho assim que deixarem o programa. A capacitação é fruto de parceria do Centro Municipal de Idiomas (CMI), por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenadoria do Programa Nova Vida, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Duas vezes por semana, no turno da manhã, eles assistem as aulas do curso básico de Inglês, às terças e quintas-feiras, das 9h40 às 11h20, e à tarde, uma turma das 15h40 às 17h20; e, de Espanhol, às quartas e quintas, das 8h às 9h40. O curso tem duração de seis meses e as aulas acontecem no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e do Ensino Médio. Foram contemplados com a vaga os jovens que preenchem os mesmos requisitos para acesso ao CMI que tem como prioridade o atendimento a estudantes da rede pública municipal de ensino.

“O Programa Nova Vida é de extrema importância para os munícipes, é um exemplo de promoção da cidadania, e o CMI, através do aprendizado de línguas, apoia a ação dando mais um elemento para os integrantes do programa, criando, assim, um cenário rico de formação e trabalho para esses alunos”, destacou o secretário de Ensino Superior, Márcio Magini. Ele enfatizou que a secretaria é um órgão da Secretaria Municipal de Educação e tem, como principal objetivo, apoiar o crescimento do ensino superior em Macaé e da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, através da promoção da tríplice função das universidades: ensino, pesquisa e extensão. Mas possui atividades correlatas à educação em diferentes níveis, como o Ensino Médio, através do Colégio de Aplicação; e o CMI, com os cursos de línguas estrangeiras.

“O nosso objetivo foi contemplar, prioritariamente, os jovens do Nova Vida que faltam seis, sete meses para saírem do programa, a fim de que tenham mais uma capacitação para o currículo, mas também participam outros. Esta parceria é algo que o programa queria há tempo, conforme o nosso slogan “Incluir para Capacitar”. A capacitação só vem por meio da educação e conseguimos o curso básico de línguas estrangeiras, agora, com esta parceria com a Secretaria de Ensino Superior”, destacou o coordenador do programa, Douglas Fontes.

Ele informou que, mensalmente, os jovens do Nova Vida assistem a palestras com motivação profissional e pessoal e participam de cursos de capacitação como o de Robótica, em parceria com o Laboratório Inovar e Aprender, da Secretaria Municipal de Educação, e outros.

Atualmente, o programa tem 500 jovens que exercem atividades de 20 horas semanais em secretarias municipais, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feiras, em horário compatível à frequência deles na escola regular e recebem, por mês, meio salário mínimo nacional. O programa faz parte do trabalho da Prefeitura de Macaé de fomentar políticas públicas para a infância e a juventude. Para participar do Nova Vida, os adolescentes precisam passar em processo seletivo, apresentar boas notas na escola e ter comprovada frequência escolar satisfatória.