Prefeitura promove modalidades esportivas para todas as idades

08/01/2020 13:46:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

População pode praticar ginástica, futebol, judô, futsal, surf e jiu-jitsu

Verão e esporte: combinação perfeita! E, para quem quiser ficar em forma não só na estação mais quente, mas no ano todo, a Secretaria de Esportes oferece gratuitamente a prática de várias modalidades esportivas para todas as idades. Entre as atividades oferecidas estão ginástica, futebol de campo, futsal, surf, judô e jiu-jitsu.

A Secretária Municipal de Esportes, Andréia Freitas, explica que mesmo no período de férias, a prefeitura continua a oferecer várias modalidades esportivas para todas as idades em diversos bairros da cidade.

"O ideal é praticar esportes o ano todo. No entanto, nesse período, a procura aumenta e o número de inscritos duplica. O treinamento funcional e as academias populares estão tendo grande procura nesse período", destacou.

Ela acrescenta que os profissionais recomendam a prática de esportes ao ar livre bem cedo, antes das 8h e depois das 17h. "É bom evitar praticar esportes ao ar livre no período de 10h às 15h, quando o sol está mais forte", alertou.

Para fazer a inscrição, basta levar o documento do responsável, no caso dos menores de idade, comprovante de residência, uma foto 3X4 e ainda dependendo da modalidade escolhida, o atestado médico.

"Temos vários projetos como 'Macaé vai à luta, 'Movimente-se', 'Base forte' e Programa de Iniciação Desportiva (Pides), que são realizados em vários bairros da cidade e também na região serrana, frisou.

Movimente-se para jovens e Melhor Idade

A ginástica está incluída dentro do projeto "Movimente-se" e pode ser praticada por jovens a partir dos 16 anos no Estádio Claudio Moacyr Azevedo, Praça Washington Luiz, Cras do Visconde de Araújo, Aeroporto (praça principal), Novo Visconde (próximo à igreja Santo Antônio), Lagomar (praça principal), Cras Engenho da Praia, Campo d`Oeste, Cavaleiros e na Praia Campista (próximo ao Clube Cidade do Sol), Morro de São Jorge, Mirante da Lagoa, Malvinas e Botafogo.

As atividades têm início às 7h30, com exceção do bairro de Imbetiba, que ocorre às 8h, quartas, quintas e sextas. Já à tarde, a partir das 16h30.

Macaé Vai à Luta

Já o "Macaé vai à luta" pode ser frequentado por crianças a partir de 6 anos de idade e é realizado no Ciep Maringá, das 10h às 15h30; na Praça das Malvinas, às segundas e sextas-feiras e com outra turma às terças, quartas e quintas-feiras, de 15h às 17h30.

"Oferecemos também aulas de judô para crianças e jovens portadores de deficiência, no Sentrinho , às segundas, terças, quartas e sextas de 7h às 11h", informou a secretária.

A criança que gostar de capoeira, poderá praticar a modalidade a partir dos 6 anos no bairro Visconde de Araújo, na Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Ferreira Barros; na praça da Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Ampra), todas às terças e quintas-feiras.

O taekwondo pode ser praticado no polo da região serrana em Glicério às terças e quintas-feiras, de 18h às 20h.

O atletismo é realizado no Ciep Maringá, às terças e quintas, de 9h às 11h e segunda, quarta e sexta de 14h às 18h.

A garotada que gosta do mar, pode participar das aulas de surf na Praia do Pecado. Poderão participar crianças a partir dos 12 anos de idade, às terças, quartas, quintas e sextas, de 8h às 11h.

Academias populares

As atividades não param por aí. Quem gosta de musculação pode se matricular em uma das academias da cidade. A do Centro, por exemplo, funciona de 6h às 21h; já a da Aroeira de 6h30 às 11h30 e de 14h às 21h; Parque Aeroporto, de 6h15 às 12h e 15h30 às 21h, de segunda a sexta-feira.

Na região serrana, em Glicério, a academia funciona de 7h às 12h e de 14h às 21h e no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro da Ajuda de Baixo, de 7h às 16h.

O projeto "Base Forte", que ensina a modalidade de futebol de campo, funciona na praça do Bairro da Glória, às segundas, terças e sextas, de 8h às 11h e segunda a sexta de 14h às 19h. No Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, segunda e quarta, de 8h às 11h.

O Programa de Iniciação Desportiva (Pides), que funciona nos Cras do município, conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, oferece vôlei de praia para crianças a partir de 12 anos, nos Cavaleiros, às terças e quintas, na parte de manhã, às 8h e segunda, quarta e sexta, às 16h30.

Já o futsal é oferecido nos bairros Novo Cavaleiros, às terças e quintas, 8h. No Cras Visconde de Araújo, terça e sexta-feira, às 8h e segunda, quarta e sexta, às 15h. Na Virgem Santa, segunda, sexta, de 8h às 11h; Mirante da Lagoa, às terças, quartas e quintas, às 8h, no Lagomar, segunda, quarta, sexta, às 8h e terças e quintas às 14h.

Na região serrana, no Frade, é realizado o basquete, às segundas, terças, quintas, às 7h e 13h.

No bairro Malvinas o programa funciona segunda, terça, quinta, de 7h no período da manhã e 13h30 à tarde. Já na Praça das Malvinas as atividades funcionam quarta, sexta, de 8h às 11h e terça e quinta-feira de 14h às 17h.

Melhor Idade

A Melhor Idade também tem a oportunidade de praticar exercícios físicos no bairro Mirante da Lagoa, de segunda a sexta-feira de 8h às 10h.

Quem quiser mais informações sobre as atividades físicas oferecidas pela Secretaria de Esportes, pode entrar em contato pelo telefone: (22) 2770-6770 ou na página do Facebook da secretaria.

Ginástica

Às 7h30 com exceção do bairro de Imbetiba que é às 8h, quartas, quintas e sextas. Já à tarde, a partir das 16h30.

Locais: Estádio Claudio Moacyr Azevedo, Praça Washington Luiz, Cras do Visconde de Araújo, Aeroporto (praça principal), Novo Visconde (próximo à igreja Santo Antônio), Lagomar (praça principal), Cras Engenho da Praia, Campo d`Oeste, Cavaleiros e na Praia Campista (próximo ao Clube Cidade do Sol), Morro de São Jorge, Mirante da Lagoa, Malvinas e Botafogo.

Lutas

De 10h às 15h30, 15h às 17h30 e 7h às 11h.

Locais: Ciep Maringá, Praça das Malvinas e Sentrinho (jiu-jtsu).

De 18 às 20h - Taekwondo (glicério)

Capoeira

Escola Maria José Ferreira Barros e EMEI, no Visconde de Araújo, terças e quintas-feiras, de 18 às 21h.

Atletismo

Ciep Maringá, às terças e quintas, de 9h às 11h e segunda, quarta e sexta de 14h às 18h.

Surf

Praia do Pecado. Às terças, quartas, quintas e sextas, de 8h às 11h.

Academias populares

Centro de 6h às 21h; Aroeira de 6h30 às 11h30 e de 14h às 21h;

Parque Aeroporto, de 6h15 às 12h e 15h30 às 21h, de segunda a sexta-feira.

Glicério - de 7h às 12h e de 14h às 21h

Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro da Ajuda de Baixo, de 7h às 16h.

Projeto Base Forte

Praça do Bairro da Glória, às segundas, terças e sextas, de 8h às 11h e segunda a sexta de 14h às 19h.

No estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, segunda e quarta, de 8h às 11h.

Pides

Vôlei de Praia-Cavaleiros, às terças e quintas, na parte de manhã, às 8h e segunda, quarta e sexta, às 16h30.

Futsal

Novo Cavaleiros, às terças e quintas, 8h.

Cras Visconde de Araújo, terça e sexta-feira 8h e segunda, quarta e sexta, às 15h.

Virgem Santa, segunda, sexta, de 8h às 11h;

Mirante da Lagoa, às terças, quartas e quintas, 8h,

Lagomar, segundas, quartas e sextas, às 8h e terças e quintas às 14h.

Basquete

Frade, às segundas, terças, quintas, às 7h e 13h.

Malvinas - Na Praça das Malvinas as atividades funcionam às quartas e sextas, de 8h às 11h e às terças e quintas, de 14h às 17h.


Fotos Relacionadas