Prefeitura realiza Operação Sentinela no Barreto

26/11/2014 19:05:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Divulgação

A operação foi realizada no bairro nesta terça-feira (25)

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, nesta terça-feira (25), a “Operação Sentinela”, no bairro São José do Barreto, às margens do Canal Macaé Campos. O objetivo foi combater invasões e construções irregulares em áreas de proteção permanente e nas unidades de conservação, além de coibir crimes ambientais. Na ação, as obras irregulares foram demolidas, além de 32 notificações de ocupação irregular. A operação faz parte de um processo de combate a ocupações irregulares e assentamentos precários.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gerson Lucas Martins, a ação segue conforme determinado na lei ambiental do município, novo código florestal e das leis federais que protegem o meio ambiente. Segundo ele, os infratores podem ser conduzidos para registro de ocorrência, prisão em flagrante em crimes ambientais e passível de processo judicial para remoção.

- Considero que a operação é essencial para preservação ambiental, ordenamento urbano e para o desenvolvimento planejado e sustentável da cidade -, disse.

A ação contou com fiscais das secretarias do Meio Ambiente, de Obras, de Habitação, de Serviços Públicos e de Ordem Pública; Guarda Ambiental, Grupamento de Ações Operacionais da Guarda Municipal (GAOP) e Policia Militar.

A operação faz parte de uma série de ações estipuladas pela Secretaria de Ambiente, como: fiscalização ostensiva e efetiva; recuperação de áreas degradadas, principalmente nascentes e concretização de um amplo programa municipal de educação ambiental. A ação já contemplou os bairros vale Encantado, Nova Holanda, Nova Esperança e São José do Barreto, os distritos do Frade e Glicério e segue por todo o município.


Fotos Relacionadas