Prefeitura regulariza entrada de visitantes na APA do Sana

18/01/2011 10:49:07 - Jornalista: Assessoria Secretaria do Ambiente

Foto: Robson Maia

Considerado Área de Proteção Ambiental, distrito do Sana terá visitação mais controlada

O secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, e a coordenadora da Unidade de Conservação, Nara Martins, foram ao distrito do Sana nesta segunda-feira (17), com o objetivo de regularizar a visitação na Área de Proteção Ambiental da localidade. Nos dez primeiros dias de 2011, o Sana já recebeu 3.885 visitantes, conforme o registrado pela base operacional.

Na oportunidade, foi realizada uma reunião com o secretário executivo do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa), Márcio Nascimento, e ficou definido que a secretaria colocará livros de assinatura na base operacional, onde os visitantes terão que colocar nome, cidade e estado de origem e local de hospedagem, para que seja possível realizar um controle do número de pessoas que visitam as cachoeiras e também fazer um levantamento dos principais turistas da região.

Maxwell Vaz lembrou que de acordo com a resolução 004 do Commads, de 12 de abril de 2010, a visitação no Sana pode ser feita por 400 pessoas de cada vez.

- Se chegar a 400 pessoas em um dia, o próximo turista que quiser visitar deverá esperar alguém sair para poder entrar, explicou, ressaltando que esta é uma forma de utilizar o ambiente de maneira sustentável, para que futuras gerações possam também usufruir deste bem natural.

O secretário executivo do Sanapa, Márcio Nascimento, destacou as perspectivas para 2011. “Pretendemos fazer um controle e monitoramento eficaz, durante a visitação na Microbacia do Córrego Peito da Pomba, baseado na educação ambiental”, disse.

A coordenadora Nara Martins enfatizou que ao organizar a visitação no Sana, o turista está mais seguro. “Este verão vamos aplicar esta resolução de forma mais efetiva. Os visitantes gostam deste controle, sabem que quanto mais organizado, mais segurança há para ele”. finalizou.