Prefeitura segue com serviço de revitalização da iluminação

17/04/2019 13:59:00 - Jornalista: Mônica Torres

Foto: Guga Malheiros

Para solicitação de reparos, a população pode entrar em contato pelo número 156

A Coordenadoria de Iluminação Pública (Cip), vinculada à Secretaria de Infraestrutura, segue com o trabalho de manutenção por todos os bairros da cidade e também da região serrana. A ação é rotineira, acionada pelas solicitações dos moradores e também pelas rondas diárias das equipes pela cidade.

A Cip conta hoje com cinco equipes, trabalhando dia e noite. O coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, informa que durante o mês de março foram executadas 1.545 ordens de serviço. “Atuamos em todo o município, desde o perímetro urbano, como Ajuda de Cima, Miramar e Lagomar; como na região serrana, no Trapiche, Serra da Cruz, Córrego do Ouro e Frade. O apoio da população ao nosso trabalho é fundamental, por isso, fazer as solicitações nos canais corretos nos auxilia a atender às demandas, uma vez que cada pedido gera um número de protocolo específico”, ressalta.

Dando continuidade a estes serviços de manutenção e revitalização, a prefeitura acaba de concluir a troca das lâmpadas comuns para as de led, na Praça dos Navegantes, na Barra de Macaé. O local também recebeu o serviço de substituição dos postes que agora são padronizados iguais aos das orlas da Imbetiba e da Praia do Pecado. Além disso, foram finalizadas as trocas de lâmpadas e manutenções na Avenida Amaral Peixoto (altura da Praça Santos Dumont) e em toda a extensão do calçadão da Avenida Evaldo Costa.

O serviço de substituição das lâmpadas gera economia ao município, uma vez que as lâmpadas de led são mais econômicas e de maior durabilidade. Assim, diversos pontos de Macaé já passaram pela substituição de lâmpadas comuns, pelas de led. A coordenadoria também informa que outros pontos ainda aguardam a substituição, porem o cronograma segue, limitado em alguns momentos pelos períodos chuvosos, quando os trabalhadores não podem executar a troca.

Iluminação Pública continua sofrendo com vandalismo

Como ainda destaca o coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, por motivos de vandalismo, o município substitui em torno de 80 lâmpadas por mês, totalizando o valor, em média, de R$ 2,5 mil. Já em relação aos fios, o vandalismo causa a substituição de 600 metros (15 vãos), cerca de R$1,8 mil.

“Além das lâmpadas quebradas, quilômetros de fios usados na iluminação pública são furtados. E é necessário substituir tanto as lâmpadas, como os fios todos os meses”, esclarece o coordenador, que reitera: “Só no mês passado, tivemos fios furtados nos bairros Nova Macaé, Fronteira, Horto e também no Lagomar. Estes recursos poderiam ser investidos em melhorias na rede de iluminação pública do município, como a aquisição de novos postes, uma vez que em Macaé, cidade praiana, os desgastes dos postes, devido à maresia, são mais intensos. Assim, mesmo com políticas públicas eficazes, melhor vigilância e rápida recuperação dos bens vandalizados, é preciso uma transformação de um hábito equivocado e perverso”, lamenta Marcelo.

População deve ligar para 156 para solicitações

O trabalho de manutenção é contínuo. Para solicitação de reparos, a população pode entrar em contato pelo número 156, somente por telefone fixo. O canal oferece atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h. O contribuinte também pode realizar solicitações pelo Disque Luz 2791-6793. O número para mensagens via WhatsApp é 99790-1967.

A Coordenadoria Iluminação Pública também realiza rondas noturnas em praças e vias expressas, além de um trabalho com as associações de moradores, para captar as demandas dos bairros. O contribuinte também pode realizar solicitações por meio da Coordenadoria de Iluminação, nos telefones: 2759-0783 e 2796-1114, das 8h às 17h. Após a geração do protocolo, o prazo para resolução é de 72 horas úteis.