Prefeitura vai oferecer bolsas de estudo para o primeiro doutorado de Macaé

26/09/2013 14:00:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

Projeto é uma parceria da prefeitura com a UFRJ

Este mês Macaé foi contemplada com o primeiro doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fora do município do Rio de Janeiro. A aprovação do curso pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Governo Federal (Capes) foi motivada principalmente pela qualidade das pesquisas publicadas pelos mestrados do Núcleo em Ecologia de Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ). Tanto as pesquisas quanto a qualificação profissional geradas nesses cursos se refletem em benefícios para toda a sociedade. Por isso, a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) reservou seis bolsas de estudos para o Doutorado em Ciências Ambientais e Conservação, que terá início em março do próximo ano.

Cerca de quarenta por cento dos alunos dos cursos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e do Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio) atuam em órgãos públicos. Entre eles são encontrados muitos professores da Rede Municipal de Educação e servidores da secretaria de Ambiente. Dez por cento dos alunos são da iniciativa privada e principalmente ligados à cadeia do petróleo. Desta forma, a qualificação desses profissionais tem reflexo nas políticas públicas locais.

Os outros cinquenta por cento dos mestrandos já estavam ingressos na academia. Eles migraram de programas de pós-graduação de instituições de outros municípios. Isso indica que os cursos de mestrado da UFRJ/Macaé colaboram para evitar a evasão de mão de obra qualificada da região. As pessoas mais graduadas permanecem no município.

Com o curso de doutorado, novas possibilidades estão previstas como, por exemplo, parceria com o programa municipal Parque Científico e Tecnológico. A intenção é o desenvolvimento de tecnologias sociais, como a transformação de resíduos, a fim de gerar inovações e conhecimentos que promovam o desenvolvimento socioeconômico de Macaé.

Nessa perspectiva, a gestão municipal, por meio da Funemac, vai oferecer seis bolsas de estudo para o doutorado. O orçamento para esse fim já está reservado no Plano Plurianual. O edital deverá ser lançado em janeiro do próximo ano. A fundação já oferece duas bolsas para os mestrados da UFRJ e uma para a pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o propósito de contribuir para o estímulo à pesquisa.

- A UFRJ está de parabéns pela conquista do primeiro doutorado do município, um reconhecimento da excelência da pesquisa desenvolvida aqui - afirmou o presidente da Funemac, Alexandre de Azevedo.

O diretor do Nupem, Francisco Esteves, destacou a importância do projeto. “Inaugura-se um novo momento no desenvolvimento da cidade rumo a se transformar em um centro de excelência cientifica e tecnológica, desenvolvendo-se com mais equidade econômica e social e com mais equilíbrio ambiental”, ressaltou.

De acordo com o professor doutor Rodrigo Nunes, um dos idealizadores do curso, o enfoque das pesquisas do doutorado será semelhante ao do mestrado: local e integrando diversas áreas de conhecimento.

- Temos um dos melhores mestrados em funcionamento no país, que atente a funcionários públicos, a empresas de petróleo e gás e ainda à área ambiental. Várias dissertações de mestrado terão continuidade, devolvendo-se no nível mais elevado, nas áreas de topografia, pesquisas com espécies locais, entre outras - destacou.

No ano anterior, a universidade chegou a elaborar uma proposta para Macaé, de desenvolvimento baseado na sustentabilidade. Ela foi apresentada à sociedade com a intenção de ser aproveitada em políticas públicas municipais. Além disso, universitários e docentes tiveram representação na III Conferência de Municipal de Meio Ambiente, que aconteceu de 8 a 10 de agosto, no Nupem.

- A universidade pretende fazer a interface entre os sistemas ambientais e a sociedade. Nossos cursos se destacam pelo material humano, que já tem um histórico em Macaé e conhece a realidade local - pontua Rodrigo.

Muitos professores que serão tutores no doutorado já recebem e-mails de interessados de todo o país. Segundo Rodrigo, o Nupem/UFRJ é muito procurado porque seus cursos têm alguns diferenciais: não possuem currículos calcados na ótica disciplinar, mas sim inovam com uma abordagem interdisciplinar. Com isso, os alunos poderão ter professores orientadores de várias disciplinas. Além disso, o aluno pode montar seu próprio currículo. São quatro disciplinas básicas e as dezoito demais são complementares. Por essa característica, o curso, que tem duração de 450 horas, vai atender a diversas áreas como: Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Química, Geologia, Geografia e afins.

Uma comissão está sendo formada pela UFRJ para a elaboração do edital que tem lançamento previsto para o final deste ano ou início do próximo. Quando o curso começar, em março de 2014, a expectativa é que muitas teses de mestrados sejam aprofundadas como, por exemplo, sobre o mapeamento da sustentabilidade ambiental do óleo na Bacia de Campos; a importância das lagoas para o sequestro de carbono; o camarão sete-barbas e o efeito do petróleo sobre a traíra.