Prefeitura viabiliza instalação de novas termelétricas

09/02/2021 17:53:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Bruno Campos

Projetos preveem investimentos de cerca de R$ 3 bilhões em Macaé

A prefeitura entregou hoje (9) certidão que viabiliza a instalação de duas novas Usinas Termelétricas, projetos que preveem cerca de R$ 3 bilhões em investimentos para Macaé.

O documento valida o cumprimento das exigências previstas na legislação municipal para os projetos das Usinas Termelétricas Vale Azul I e II, que pertencem ao Grupo Vale Azul.

Com a certidão de consulta prévia e viabilidade, os dois projetos poderão participar dos leilões de energia anunciados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para junho e setembro de 2021, no modalidade “térmica”.

Para o prefeito Welberth Rezende, os dois projetos representam a nova fase de desenvolvimento de Macaé, através do potencial do gás. “É o maior grupo de investimentos do município que propõe projetos importantes como as termelétricas e o Tepor. A prefeitura tem responsabilidade de agilizar processos de licenciamento de empreendimentos que respeitam a legalidade e possuem um compromisso econômico e social com a cidade”, defendeu Welberth.

As Usinas Termelétricas Vale Azul I e II terão capacidade de gerar 660 MW por hora, através do gás processado pelo Terminal Cabiúnas. Os projetos farão parte do CLIMA - Complexo Logístico e Industrial de Macaé, que já registra a construção da Usina Marlim Azul.

“Os projetos das Termelétricas Vale Azul I e II já possuem as licenças de instalação emitidas pelo Ibama. A expectativa é que a fase de construção das Usinas aconteça logo após o resultado dos leilões”, explicou o José Eduardo Carramenha.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, destacou a consolidação de Macaé como a nova “Capital da Energia”. “Esses dois novos projetos ajudam a consolidar uma nova etapa de investimentos na produção de energia através do gás natural, que torna Macaé uma referência para o setor industrial no país”, destacou Rodrigo.

O secretário adjunto de Políticas Energéticas, Júnior Luna, também reforçou o início da recuperação econômica da cidade, através da consolidação de novos empreendimentos.


Fotos Relacionadas