Programa "Educação Conectada" atenderá 41 escolas municipais

01/03/2019 16:11:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Moisés Bruno - Arquivo Secom

Iniciativa beneficiará cerca de 20 mil estudantes

Quarenta e uma escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental estão contempladas pelo programa de Inovação "Educação Conectada". Desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O programa visa universalizar o acesso à rede internacional de computadores de alta velocidade e auxiliar para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet. Ao todo cerca de 20 mil estudantes serão beneficiados.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explica que para a implementação do programa, gestores das escolas municipais foram mobilizados na elaboração do Plano de Aplicação Financeira (PAF) para receber o apoio técnico e financeiro específicos. Com o plano, as escolas estão sendo atendidas com recursos, nos moldes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

As escolas contempladas poderão contratar serviços de conexão à internet e adquirir de equipamentos para distribuição de sinal ou dispositivos eletrônicos para utilização da internet no uso pedagógico. Também está prevista a realização de cursos de formação de professores para o uso da tecnologia em sala de aula. Com este programa, os gestores que contrataram serviços de internet, por meio das unidades executoras, poderão acessar Portal do Aluno, no E-Cidade, pesquisas pelos professores, entre outros benefícios.