Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 700 alunos

04/12/2015 15:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Premiação e apresentações marcam formatura

Cerca de 700 alunos da rede municipal participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) nesta sexta-feira (4). A formatura aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Tênis Clube (Juquinha).

A ocasião foi marcada pela integração e entrega de medalhas dos alunos das unidades municipais Zelita Rocha (Aeroporto), Renato Martins (Ajuda), José Kalil Filho (São José do Barreto), Aroeira e Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamim (Jardim Santo Antônio). O objetivo do Proerd é primar pela educação e cidadania. Durante o evento, os alunos apresentaram canções alusivas aos valores do Proerd. Também foram entregues medalhas para 25 estudantes premiados no concurso de redação.

Fizeram parte da solenidade o secretário de Educação, Guto Garcia, o sargento Elielson Ferreira, o subtenente José Francisco de Oliveira, além de diretores e representantes das escolas participantes.

Para Guto Garcia, o Proerd é essencial para a rede municipal. “Todos os alunos estão de parabéns. É preciso destacar a segurança, prevenção e formação da cidadania nas escolas. Três ações são fundamentais para o bom aprendizado: atividade física, alimentação saudável e sono”, ressaltou.

Também presente, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, afirmou que a parceria com o Proerd é essencial para os alunos e familiares. “O Proerd leva reflexões e orientações para familiares e amigos. Este compartilhamento de informações é essencial”, frisou.

Entre as premiadas que apresentaram as produções estão Rillari Tavares da Silva, representante da unidade municipal Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamim e Giovana Santiago Alves, aluna do Colégio Municipal Aroeira. “Estamos muito felizes. Fiquei surpresa com a premiação”, disse Giovana. Orgulhosa, a mãe Dircelene Santiago admitiu que o programa é maravilhoso e a premiação incentiva os integrantes a ter consciência de bons valores e condutas na sociedade. “Fico satisfeita em ver minha filha fazendo parte de programas como estes”, comentou.

Durante o ano letivo, a equipe de instrutores do 32º BPM, subtenente José Francisco Oliveira e sargento Yassuda Kobayashi, desenvolveram ações como palestras, peças teatrais, dinâmicas, além de abordagens que destacam tomada de decisões, prevenção em relação a temas como bullying, violência e drogas.

Aprovação - O Proerd é alvo de elogios de professores, pais e alunos. Para Dulcinea Amado, educadora do 5º ano do Colégio Municipal Aroeira, o programa faz diferença no comportamento dos alunos. “Estamos muito satisfeitos. Eles ficam mais atentos, disciplinados e comprometidos com questões voltadas para prevenção da violência”, observou.

Já Fabiana Ferreira, mãe do participante Matheus Ferreira, de 11 anos, afirmou que o programa gera resultados positivos para a vida das crianças. “Este programa é essencial para a formação da cidadania”, avaliou. Já Matheus Ferreira disse que aprendeu muito sobre dizer não às drogas e respeitar o colega.

Todas as temáticas têm respaldo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90. Para o instrutor do Proerd, o sargento Yassuda Kobayashi, as lições transmitidas aos estudantes durante o programa são sementes que visam ao apoio e à orientação dos estudantes e familiares.


Fotos Relacionadas