Programação comemora o Dia Mundial da Água em Macaé

20/03/2019 11:11:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho e Guga Malheiros

Trilha das Ruínas do Parque Atalaia será visitado por alunos da rede pública

A Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade vai realizar eventos em comemoração ao Dia Mundial da Água, na sexta-feira (22). A programação inclui trilha no Parque Atalaia e descida no Rio Macaé. O objetivo é discutir ações que têm sido desenvolvidas no município, com foco na conservação.

Na sexta-feira, a programação no Parque Atalaia começará às 9h, com mesa redonda sobre o tema "Conservação dos Recursos Hídricos". Às 14h, ocorrerá a coleta de água na Trilha das Ruínas por alunos do sexto ano, culminando na dinâmica intitulada "A Vida de um Rio", que será realizada às 15h, no auditório do parque. Frascos com água coletada no curso do Rio Macaé serão comparados à água do Parque Atalaia, na dinâmica. Além disso, será promovida discussão sobre a qualidade do Rio Macaé, ao longo de seu curso, tendo em vista seus diversos usos.

Segundo a analista ambiental da Sema, Evelyn Raposo da Silva, o objetivo da mesa redonda é discutir ações que têm sido desenvolvidas no município, com o intuito de se referir à conservação dos recursos hídricos. "Também pensaremos em possíveis ações futuras, no sentido de focalizar quantidade e qualidade hídrica da nossa bacia do Rio Macaé e das Ostras", informa.

Serão integrantes, palestrantes e debatedores da mesa redonda profissionais dos seguintes órgãos: Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Comitê de Bacia Hidrográfica Macaé e das Ostras (CBH), Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEABC) e Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ).

Eles falarão para um público-alvo constituído por alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e de alunos e professores do Colégio de Aplicação(CAp) da Prefeitura Municipal de Macaé.

Descida no Rio Macaé: aventura e contato com a natureza

No domingo (24), a partir das 9h, será promovida uma descida de 25 quilômetros pelo Rio Macaé, num percurso a ser alvo do espírito aventureiro de cerca de cem esportistas náuticos, que utilizarão caiaques, pranchas (stand up) e canoas. A organização é do clubes Nativa Rafting e Macaloha.

A finalidade dessa ação é promover contato com a natureza, via esportes náuticos, com contemplação da vida do Rio Macaé de modo direto e pontual.


Fotos Relacionadas