Projeto "Concertos Didáticos" encerra edição 2014 na rede municipal de ensino

30/10/2014 17:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

A última edição do projeto "Concertos Didáticos-2014" aconteceu nesta quinta-feira (30)

Mais de 450 alunos da unidade municipal Engenho da Praia participaram, nesta quinta-feira (30), da última edição do projeto "Concertos Didáticos-2014". O evento foi marcado pela apresentação do estilo literário contemporâneo. Ao todo o projeto promoveu 11 concertos didáticos com o objetivo de democratizar a arte da música erudita, e reforçar o acesso à arte, formação de plateia e apresentação de músicos do cenário erudito nacional.

Os jovens apreciaram um estilo musical diferenciado com música erudita, instrumental e canto lírico, que romperam as barreiras do tempo e foram direcionados para compreensão dos períodos históricos, compositores e produção musical correspondente, por meio das oficinas e apresentações. Com isso, mesmo com o encerramento do projeto, os alunos vão desenvolver, no decorrer desta semana, nas salas de aula, pesquisas e estudos específicos sobre o período literário.

Durante a última programação, a companhia Musicatto, responsável pela apresentação, foi aplaudida com clássicos de filmes e games de compositores consagrados como Leonard Chen, Andrew Lloyd Webber, Cristina Perri, John Williams e Hoyt Curtin.

A edição desta quinta-feira teve canções de produções como “Pantera Cor de Rosa”, “Os Flinstones”, “O Fantasma da Ópera” e “Hallelujah-Sherck”. A companhia conta com os músicos Sarah Cesário (primeiro violino), Iago Crispim (segundo violino), Lenie Vieira (violoncelo), Raphael Mello (clarineta), Gil Lima (flauta e saxofone), Mário Lencina (percussão), Vínicius Martins (piano), além do canto de Mila Suzano e Chris Kalli.

Entre os alunos mais animados estavam Ana Paula dos Santos, de 14 anos. “Amei o projeto. Com certeza, os concertos deixarão saudades”, disse. Presente, a professora do colégio, Walquíria Barroso, disse que esta foi uma chance para os alunos e profissionais conhecerem ainda mais a música erudita. “Os alunos conheceram um estilo musical diferenciado, que com certeza vai fazer diferença em relação à cultura e conhecimento”, falou.

Para a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, o projeto ficará na memória dos nossos alunos. “Projetos como estes reforçam a capacidade cultural dos estudantes junto à literatura e artes. A rede municipal apóia projetos voltados para música, dança, esportes e literatura, que aguçam a sensibilidade dos alunos e propiciam a ampliação dos conhecimentos”, comentou. A iniciativa é uma realização da Sociedade Musical Macaense e conta com patrocínio da Petrobras e apoio da Secretaria de Educação.