Projeto descarta medicamentos sem agredir meio ambiente

22/08/2013 10:44:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Cerca de dois mil litros de medicamentos com prazo de validade vencida já foram entregues

Lançado em abril deste ano, o projeto "Descarte Consciente" da Coordenação de Vigilância Sanitária, vinculada à secretaria de Saúde, já recebeu cerca de dois mil litros de medicamentos com prazo de validade vencida.

De acordo com o setor de Divisão de Farmácia, atualmente as pessoas podem fazer a entrega dos medicamentos vencidos na sede da coordenação, mas a meta é fazer parcerias com algumas farmácias e drogarias para que se tornem postos de recolhimento, o que irá facilitar o acesso da população.

A implantação de posto de coleta nas farmácias está amparada na Resolução RDC 44/2009, que fica permitida às farmácias e drogarias participar de programa de coleta de medicamentos a serem descartados pela comunidade, visando preservar a saúde pública e o meio ambiente.

A farmacêutica Juliana Rocha, que trabalha em uma farmácia da cidade, frisou a importância do trabalho. "Com a implantação do projeto, o procedimento de descarte de medicamentos ficou organizado e sabemos que será dado um destino adequado ao resíduo", disse.

Felipe Julião, também farmacêutico, aprovou a medida e acrescentou que antes estocava no próprio estabelecimento os medicamentos com prazo expirado, mas agora não deixa que eles se acumulem, levando tudo para a Vigilância Sanitária.

Todos os medicamentos são relacionados pela equipe da Divisão de Farmácia e no caso dos remédios levados pelas farmácias, a segunda via é enviada para controle e comprovação em caso de fiscalização, principalmente quanto aos medicamentos controlados. Desde a implantação do projeto, responsáveis de 23 estabelecimentos já fizeram a entrega.

PALESTRA – Recentemente, a equipe da Vigilância Sanitária foi convidada para apresentar o projeto "Descarte Consciente", em Campos dos Goytacazes, durante a I Oficina de Qualidade Sanitária: Desafios e Avanços.

O projeto foi apresentado para profissionais das Vigilâncias Sanitárias dos municípios de Campos dos Goytacazes, Belford Roxo e São Gonçalo. 

A entrega dos medicamentos acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A sede da Vigilância Sanitária fica na Rua José de Aguiar Franco, número 2150, Costa do Sol.