Quarta Conferência de Cultura abre inscrições

10/05/2018 15:41:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arte do evento

Programação acontecerá nos dias 18 e 19 no Teatro Municipal

As inscrições para a quarta Conferência Municipal de Cultura de Macaé/2018 estão abertas e são feitas gratuitamente pela internet. Ao se inscrever, o participante deverá optar por um dos seis eixos temáticos que serão discutidos pelos grupos de trabalho (GTs) e ainda escolher uma segunda alternativa, caso o GT do eixo temático da primeira selecionada esteja lotado. A Conferência será realizada no Teatro Municipal de Macaé, na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro, no dia 18 (sexta-feira), das 18h às 21h, e no dia 19 (sábado), das 9h às 17h. O tema desta edição é "A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil".

Nos dias da Conferência, os inscritos deverão se apresentar para credenciamento, que, na sexta-feira será das 18h às 19h, e no sábado, das 9h às 10h. Para o secretário de Cultura, Thales Coutinho, é preciso enfatizar a importância da participação de representantes de todas as vertentes culturais, porque a Conferência de Cultura é o espaço oferecido pelo poder público para a reunião de cidadãos e membros de diferentes esferas de governo para o debate. “Queremos construir, de forma participativa, políticas públicas que colaborem para o aperfeiçoamento do setor cultural e com todos do município”, diz.

Os eixos discutidos são os propostos pelas últimas Conferências Nacional e Estadual de Cultura e as Conferências Regionais de Cultura, em 2017, que se reúnem a cada quatro anos, coincidindo com o ano da elaboração do Plano Plurianual (PPA). A Estadual e as Regionais são instâncias de participação da sociedade civil no Sistema Estadual de Cultura com a atribuição de, não apenas eleger os representantes titulares e suplentes da sua região para o Conselho Estadual de Cultura. Mas também, de propor diretrizes para a elaboração dos planos regionais de cultura e de avaliar a execução das políticas públicas de cultura nas suas respectivas regiões. Por isso, a importância de Macaé estar integrada a este sistema que tem como porta de entrada a Conferência Municipal de Cultura. Macaé, desde março, passou a ser considerado um município dito com “CPF da Cultura”, com a publicação das leis para criação e instalação do Conselho, Plano e Fundo Municipais de Cultura, institucionalizando uma dinâmica sistêmica das políticas culturais em todo o Brasil.

Para facilitar as discussões nos Grupos de Trabalho, o Coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura RJ, Carlos Cavalcanti, já é presença confirmada. Ele, que é consultor e gestor de empreendimentos criativos nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente e do entretenimento, especialista em terceiro setor, sustentabilidade e responsabilidade social, irá participar do Eixo 01, “Economia da Cultura e Tecnologias”.

A Secretaria de Cultura criou no Facebook o evento ‘4° Conferência Municipal de Cultura’, com informações sobre os colaboradores e também com o link para a inscrição. Os demais eixos para debate são: infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento; cultura e sustentabilidade; democracia, cidadania e diversidade; política cultural, gestão e capacitação e preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

Confira a programação:

Dia 18 de maio (sexta-feira).

18h - início do credenciamento.

18h30 - abertura com apresentações artísticas.

19h - composição da mesa.

19h30 - leitura e aprovação do regimento pela plenária.

21h - término.

Dia 19 de maio (sábado).

9h às 10h - credenciamento.

10h - Grupos de Trabalhos (GTs).

12h15 - Intervalo.

12h15 - Retorno aos Grupos de Trabalho.

16h45 - Eleição dos delegados.

17h - Encerramento.