Quatro mil alunos fazem Prova Macaé

2019-06-04 10:30:00 - Jornalista: Equipe Educação
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Foto: Arquivo Secom
Alunos do 5º ano terminam a prova nesta quarta-feira (5)

Alunos do 5º ano de escolaridade fazem nesta terça (4) e quarta-feira (5) a segunda edição da Prova Macaé. Os estudantes do 9º ano de escolaridade farão a avaliação nos dias 10 e 11 de junho, nos turnos da manhã e da tarde. Direcionada para quatro mil alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, a avaliação do 5º ano conta com 42 questões de múltipla escolha, sendo 21 de Língua Portuguesa e 21 de Matemática, além da produção textual. Já a do 9º ano, 40 questões ao todo, sendo 20 tópicos para cada disciplina.

Essa avaliação, que é elaborada pela secretaria de Educação de Macaé, por meio da Superintendência do Ensino Fundamental e Médio, é diagnóstica, aplicada duas vezes ao ano e visa acompanhar o desempenho dos alunos da rede, em relação às competências de Língua Portuguesa e Matemática. A primeira edição da Prova Macaé aconteceu em março.

A Coordenação do Ensino Fundamental da Semed destaca o trabalho desenvolvido pelos professores nas escolas na preparação desses. "A Prova Macaé é um trabalho de toda a equipe para o acompanhamento do rendimento escolar em Língua Portuguesa e Matemática, através da participação dos professores da rede, da Formação Continuada, adequado aos descritores da Prova Brasil", salientou a equipe pedagógica.

O secretário Guto Garcia lembra que a Prova Macaé também serve para ajustar os objetivos que os alunos precisam aprender nessas duas disciplinas, de acordo com os descritores da Prova Brasil 2019, que avaliará todos os alunos do 5º e 9º ano de escolaridade de todo o país. "A partir dos resultados desses testes, será calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas, de todos os municípios dos Estados brasileiros", comentou.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) servem como diagnóstico, em larga escala, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que têm por objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

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