‘Quintas no Museu’ homenageia as crianças

25/10/2019 09:58:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo

‘O Circo a Céu Aberto’ com novo espetáculo fez a alegria da criançada e dos adultos

Aberto com o som de excelência do grupo ‘Mistura e Manda’, formado por músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), o projeto ‘Quintas no Museu’ da Secretaria de Cultura de Macaé atraiu um bom público para o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, na noite desta quinta-feira (24). O evento quinzenal com a participação de artesãos e microempreendedores da gastronomia urbana da cidade fechou o mês de outubro homenageando as crianças com o show ‘O Circo a Céu Aberto’, de Fabiano Freitas e sua trupe.

Esta foi a terceira apresentação no museu do professor de Artes Circense nos polos de Cultura dos distritos de Glicério (da Serra) e do Sana (CriaSana) e criador de ‘O Circo a Céu Aberto’, Fabiano Freitas. A cada evento, O Circo apresenta um espetáculo renovado. Desta vez, os números de palhaçaria tiveram a participação de Carol Marquiori, Débora Dias e Thadeu Ferreira.

Segundo o secretário de Cultura, Thales Coutinho, a programação de outubro voltada para o público infantil será estendida para mais bairros no próximo ano. A proposta é que ela entre para o calendário cultural do município já a partir de 2020.

"Nós preparamos uma programação voltada para as crianças que levamos a vários bairros, como o Nova Holanda e o Morro de São Jorge, ainda para a Região Serrana e a encerramos aqui no Solar. Ficamos muito felizes, porque tivemos uma receptividade muito grande em todos os lugares onde estivemos. Agradecemos principalmente a todas as crianças que compareceram e participaram", salienta o gestor.

Lara de Oliveira, 8 anos, faz aulas gratuitas de Capoeira com o Mestre Kiko, no Solar dos Mellos, às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, mas ainda não havia assistido um espetáculo circense no museu. “Gostei mais dos palhaços no número do leão”, diz.

Já a mãe de Lara, Leciane, moradora da Aroeira, frequenta os eventos promovidos no espaço cultural e de convivência. “A programação está bem bacana. Vamos voltar outras vezes”, frisa.

Arlene Coutinho Maia e sua irmã, Arilda Maia Monteiro, trabalham com crochê, costura criativa, pachtwork, entre outras técnicas artesanais. Elas expõem as suas produções em estande, durante o ‘Quintas no Museu’.

"É a primeira vez que participamos junto com o circo. Achei muito interessante, porque há muitas crianças que não têm a oportunidade de ir ao circo, com a facilidade do museu estar localizado no Centro da Cidade... Para o expositor o projeto é muito bom, porque conseguimos mostrar a nossa arte", ressalta Arlene.

Todas as atividades realizadas no Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro, têm entrada franca.


Fotos Relacionadas