Rede municipal lança 'Macaé contra o bullying'

25/04/2013 15:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino iniciou o projeto “Macaé contra o Bullying”. A atividade começou no Colégio Municipal Coquinho, com 120 estudantes da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade, situada na Praia Campista, recebeu a palestra sobre bullying com a proposta de que os alunos fiquem mais conscientes sobre comportamentos indesejáveis na escola. A partir destas ações, a o ensino municipal vai elaborar um programa específico quanto às estratégias, intervenções e atividades de prevenção que podem ser executadas nas unidades municipais sobre o assunto.

A programação ministrada pela equipe da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente contará com palestra, exibição de dois vídeos e distribuição de questionários de pesquisa sobre o bullying, com perguntas sobre se o aluno já sofreu intimidação, agressão ou assédio. O objetivo é realizar um mapeamento sobre bullying no ensino municipal e esclarecer a comunidade escolar.

Os dirigentes e orientadores pedagógicos interessados em receber ações do “Macaé contra o Bullying” podem agendar as atividades nas escolas, por meio de ligações de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para o número 2796-1769.

Entre as intenções da ação estão: minimizar atitudes agressivas e violentas, como brigas, ameaças e zombarias, comuns no ambiente escolar. O bullying é um termo novo utilizado para um problema antigo. A primeira pesquisa quanto ao assunto foi feita pelo pesquisador Dab Olweues, em 1978, na Noruega.

O Bullyng é um termo inglês, utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo do mesmo grupo, incapaz de defender-se. Algumas ações podem ser caracterizadas de bullying como colocar apelidos excessivos, isolar a pessoa, ofender, chutar e quebrar objetos.

Outra finalidade do “Macaé contra o Bullyng” é comprometer a comunidade escolar para que sejam agentes de construção da paz na escola. Já os professores terão a oportunidade de saber mais a espeito do tema, refletir, observar estudantes e atitudes e planejar atividades que propiciem melhores condições na sala de aula.