Rede municipal segue com programação do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação

29/08/2014 18:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

Prossegue neste sábado (30), a programação do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação. A data que foi instituída na lei 3.769-2012, prevê a realização da programação durante as últimas sextas-feiras do mês de agosto. A finalidade do evento é reforçar ações e oferecer espaço para reflexões com a sociedade e as famílias de estudantes das escolas municipais a respeito do contexto educacional em prol da qualidade do ensino.

Para a programação, escolas da área central e serra, turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), integraram atividades diversificadas, que visam a interação dos alunos e conscientização dos pais e responsáveis. A data foi marcada nesta sexta-feira (29), em várias unidades de ensino. Uma delas foi a Escola Municipal de Educação Infantil Leda Lêdo Esteves. Diante do evento, cerca de 200 alunos na faixa de dois a cinco anos participaram de uma passeata em comemoração à data. Durante o trajeto, que se estendeu até o Calçadão da avenida Rui Barbosa, a garotada apresentou cartazes e distribuiu mudas de espécies frutíferas provenientes da horta na unidade e nos bairros em que vivem. Antes de realizar o evento, as professores das turmas trabalharam com os alunos questões sobre a importância dos estudos e também integraram pais e responsáveis quanto a relevância de acompanhar o desempenho e o dia a dia escolar.

Com apitos, os pequenos da unidade Leda Lêdo Esteves, atraíram a atenção de pedestres e motoristas com o grito de guerra “Valorize a Educação”. Satisfeita, a diretora da escola, Mariana Duarte, disse que a data deve ser lembrada diariamente. “A aproximação da comunidade escolar é essencial para o desenvolvimento da gestão e do processo de ensino”, explicou.

A programação do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação segue neste sábado (30) com ação direcionada à comunidade escolar. Na oportunidade haverá realização de piquenique, a partir das 9h, no Parque Municipal de Rio das Ostras com a integração de pais e responsáveis dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Leda Lêdo Esteves.

Ainda neste sábado, no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, será ministrada a palestra “Quebrando tabus-Educação em Sexualidade”, pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) para pais e responsáveis pelos estudantes. A oficina será ministrada a partir das 9h pela integrante do PSE, Dirce Pessanha. Outra unidade que também vai promover a programação é a Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião será promovida a Gincana da Família na Escola com diversas dinâmicas e oficinas, a partir das 9h.

Durante o trabalho deste sábado, as famílias serão orientadas a buscar informação sobre o cotidiano escolar dos filhos e a participar da vida estudantil dos alunos como incentivar a leitura e principalmente os estudos dentro e fora das salas de aula.

Em Macaé, a Mobilização Social pela Educação, prevê a realização de oficinas , definição de planos de ação, além de capacitação de multiplicadores para formação de novos mobilizadores, que já foi realizada na última semana, no auditório Claúdio Ulpiano, da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação se destaca pela interação entre estudantes, professores e pais, em prol da democracia no ambiente escolar. “Esta é uma oportunidade especial para reforçar o elo entre a escola e a comunidade escolar, reforçando assim o processo ensino-aprendizagem”, finaliza.