Resultado do Bolsa Escola será nesta segunda-feira

09/05/2019 11:36:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire

Foto: Guga Malheiros / Arquivo Secom

Estudantes receberão a bolsa no valor de R$ 600 reais por mês durante os meses de maio, junho e julho

Na segunda-feira (13), a partir das 13h, será divulgada no portal da Prefeitura de Macaé a listagem com os nomes dos alunos contemplados com o Bolsa Escola. Os estudantes receberão a bolsa no valor de R$ 600 reais por mês em maio, junho e julho e farão atividades pedagógicas nas escolas em apoio a alunos com dificuldades durante oito horas semanais.

Para isso, professores da rede municipal têm até as 13h desta quinta-feira (9) para o lançamento das notas dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental junto à equipe do E-Cidade. O objetivo é que o material seja analisado para que seja gerado um relatório com a média aritmética das notas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física.

Os alunos beneficiados deverão entregar na sala da Secretaria Adjunta de Educação Básica, que funciona na sede da secretaria de Educação, os documentos necessários até sexta-feira (17), às 13h. Os documentos são: cópia do CPF, número da conta na qual seja titular, agência e banco onde será creditado o benefício, cópia da carteira de identidade do aluno ou certidão de nascimento. A Secretaria de Educação funciona na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo.

Vinte e três escolas participam do processo. A concessão da Bolsa Escola será vinculada ao desempenho escolar do aluno, que é mensurado bimestralmente. Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios: maior nota obtida em Língua Portuguesa, maior nota em Matemática, maior percentual de frequência total do aluno no bimestre e aluno mais velho. O pagamento será nos meses de maio, junho e julho, e após o término do bimestre escolar, conforme calendário escolar.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o projeto tem como proposta assegurar a permanência do aluno na escola e contribuir no contexto educacional de Macaé. "Macaé conta com 106 escolas municipais que atendem cerca de 40 mil alunos. Esta iniciativa vai reforçar a cidade como a capital do conhecimento", destaca.

O quantitativo de bolsas será distribuído proporcionalmente ao número de alunos matriculados no segundo segmento do Ensino Fundamental em cada unidade municipal, tendo como referência o censo escolar do ano anterior.