Reunião define diretrizes para a canoagem na Lagoa de Imboassica

30/01/2021 17:33:00 - Jornalista: Assessoria / Secretaria Municipal de Esportes

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Esportes

O encontro reuniu representantes do poder público e atletas

A Lagoa de Imboassica, um dos principais cartões postais de Macaé, é também bastante utilizada para a prática de esportes. Um dos principais é a canoagem, que reúne grande número de adeptos. Na última quinta-feira (28), uma reunião entre representantes da prefeitura e dos atletas definiu diretrizes para a atividade.

Participaram do encontro, representando o poder público municipal, o Secretário Municipal de Esportes, Marvel Maillet; o Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Rodolfo Coimbra; e o Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Amorim. Também estiveram presentes integrantes dos clubes de canoa havaiana de Macaé.

O objetivo foi esclarecer para as equipes as questões ambientais, definidas pela legislação que protege toda a área, que é de preservação. "Estamos avaliando a área e trabalhando para definir como a Lagoa será usada daqui para frente, de forma adequada", explicou Rodolfo Coimbra.

Marvel Maillet ressaltou a importância da canoagem para o turismo esportivo da cidade. "Queremos valorizar esse esporte, trazer as competições para nossa cidade e colocá-lo no calendário oficial de eventos esportivos de Macaé", disse. "A prática esportiva também desenvolve o turismo", acrescentou Fernando Amorim.

Segundo a presidente do Clube Crispy Koa Va’a, Crispyane Barcelo Ribeiro, são oito clubes de canoa grande que praticam o esporte na Lagoa atualmente. "Nós precisávamos desse esclarecimento para podermos continuar de acordo com as leis ambientais. Nosso esporte trabalha a saúde física e mental", pontuou.