Rinha das Artes sedia evento de estímulo à leitura

03/04/2019 11:42:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Arquivo Secom

Projeto terá contação de histórias, apresentação de capoeira e participação de alunos

A Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Referência à Leitura, realizará no dia 16 o projeto "Onde um rio de gente se encontra com um mar de Histórias", que está na 11ª edição. A atividade faz parte do "Abril com Histórias" e acontecerá às 9h, no Centro Cultural Rinha das Artes, à Rua Dr. Júlio Olivier, 633 - Centro, Macaé. Outras duas edições estão confirmadas para este ano: o "Junho tem Histórias" e "Histórias a Gosto".

A programação do evento terá contação de histórias da cultura Afro-Brasileira e Africana, com o grupo Historiarte, em homenagem aos cem anos de Nelson Mandela, cujo tema também será usado este ano na Flickmac e no Literarte; apresentação de um grupo de capoeira local; e a participação de alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo (Parque Aeroporto).

"Será um encontro no qual teremos a oportunidade de disseminar a cultura afro, falar sobre os cem anos de Nelson Mandela, que lutou sua vida toda por seus ideais, sensibilizando os participantes para o hábito prazeroso da leitura", ressaltou uma das Coordenadoras de Referência à Leitura, Giselle Souza.

Além da realização de eventos ligados ao fomento da leitura e da literatura, a Coordenação de Referência à Leitura desenvolve com o Historiarte a contação de histórias pelas unidades escolares da rede municipal desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Biblioteca sobre Rodas é volante e vai até as escolas da rede e eventos culturais de Macaé. Atualmente o caminhão encontra-se em manutenção, para que em breve volte às suas atividades.

Outra ação é o projeto Estante de Histórias. O móvel conta com livros com temas infantis e juvenis, cartilhas de atividades para os alunos, além de materiais para exercícios de rotina com os alunos.

Desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais, a iniciativa está beneficiando cerca de 20 escolas do município, através da lei de incentivo à cultura Rouanet com o patrocínio da empresa EDF Norte Fluminense e apoio da Secretaria de Educação. O móvel conta com livros com temas infantis e juvenis e cartilhas de atividades para os alunos.