Robótica Espacial é destaque no Zelita Rocha

28/04/2021 11:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

O Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo (Parque Aeroporto) é um dos selecionados do projeto de Robótica Espacial. Foram selecionadas 250 escolas no Brasil e a unidade será a representante de Macaé. Para participar do projeto serão disponibilizadas 100 vagas, para alunos do 4º ano de escolaridade, que terão até a próxima sexta-feira (30), para se cadastrar através da plataforma específica da escola, via google forms.

As aulas virtuais estão previstas para iniciar a partir de 3 de maio. O projeto é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília (UnB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

O projeto vai oferecer um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com uso de uma plataforma pedagógica, que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica. Durante as etapas do curso, os alunos passarão por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva.

As aulas combinam teoria e prática, simulam o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth.

Com isso, os alunos vão conhecer o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação e chegam até o robô concluído. A plataforma usa simuladores, para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e a montagem de um robô Rover Vehicle, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

Para a programação, os professores não precisam entender de robótica, tampouco participarão das aulas, que acontecem, somente, no ambiente virtual, com sistema de autoaprendizagem. No entanto, a participação da direção da escola e dos professores é muito importante.

A Zelita Rocha conta com 1.409 alunos, do 1º ao 5º ano. De acordo com a diretora da unidade, Thaissa de Souza Santos, é uma honra a escola ter sido selecionada no projeto. "A unidade sempre priorizou a realização de atividades diversas, voltadas para o desenvolvimento do estudante e aproximação da comunidade escolar. Estamos felizes", ressaltou.

Inovar - A rede municipal também conta com o lab#InovareAprender, reconhecido por ser ambiente dos makerspace, laboratório voltado para criatividade, tecnologia, ciência e inovação. A robótica integra estações de robótica, que envolvem diretamente uma média de 4 mil estudantes. O programa InovareAprender é voltado para inovação pedagógica e robótica e realizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência e Tecnologia.