Sana ganha Base Integrada de Segurança Pública

21/05/2019 15:32:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Base Integrada de Segurança Pública do Sana é a primeira do município de Macaé

Com objetivo de dar maior sensação de segurança para a comunidade por meio do patrulhamento de proximidade, foi inaugurada, nesta terça-feira (21), a Base Integrada de Segurança Pública do Sana. A comunidade passa a contar agora com o efetivo diário de três agentes da Guarda Ambiental e uma viatura 4x4 e dois policiais militares e uma viatura do 32º PM. Para ocuparem os cargos foram priorizados profissionais que são da própria comunidade do sexto distrito. Além do Sana, a serra conta também com agentes da Guarda Municipal no Portal do Sana e na base de Glicério.

A implantação da base atende uma reivindicação dos moradores que têm a volta de uma base da Polícia Militar ao Sana, extinta há quatro anos. Em agradecimento, toda a comunidade se mobilizou e preparou um farto café da manhã, com produtos da terra, para festejar a inauguração.

"É com muito carinho que recebemos vocês com esse café preparado pela comunidade, pacientes e servidores. Temos certeza que a presença efetiva da Polícia Militar junto com a Guarda Municipal darão mais segurança e ordem no nosso distrito. A chegada da PM acrescenta mais ainda ao belo trabalho efetivo feito pela GM e a comunidade só tem a ganhar", ressaltou a administradora da Unidade Mista do Sana/24 horas, Carine Lima, durante a inauguração.

O secretário de Ordem Pública, Daniel Bandeira, representou o prefeito Dr. Aluizio na cerimônia. "É com muito prazer que abrimos as portas dessa casa de integração para a união de forças para resolver problemas comuns. A presença da PM no Sana atende anseios de longa data da comunidade. Assim que assumi há cerca de 40 dias, vimos que não cabia só a guarda de patrimônio no Sana, mas sim a Guarda Ambiental voltada para a prevenção da fauna e flora e conscientização da importância do ambiente em que vivemos. Agregando essa turma com a da Polícia Militar a comunidade vai ganhar e muito", disse.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel André Henrique, lembrou que o distrito não contava a presença permanente da PM e a instalação da base é fruto de entendimento junto ao prefeito de Macaé e Governo do Estado com a Guarda Municipal.

"O Sana consegue hoje a primeira base integrada no município de Macaé e espero que seja a primeira de muitas. Escolhemos PMs que moram aqui mesmo no Sana e tanto os policiais militares, quanto os guardas ambientais, que passam a atuar na base integrada, passaram por capacitação com curso de polícia de proximidade", pontuou.

A inauguração contou com a presença da comunidade do Sana, secretários municipais e agentes da GM e PMs. O comandante e o subcomandante do Grupo de Apoio Operacional da Guarda Municipal (GAOp), Raphael Otero Pires e Vitor Hugo, o comandante da Guarda Ambiental, Vilmar Ribeiro, também estavam presentes ao evento.

"Toda a parte da serra passa a ter efetivo da Guarda Ambiental. Além do patrimônio, o objetivo é coibir qualquer tipo de ação ambiental e circunstancial. Antes era só patrimônio, agora passa a ser ambiental, mais patrimônio, mais segurança pública no trabalho da prevenção. Agora, com a PM fica tudo mais fácil", explicou o comandante da GM, Antônio Rodrigues.

O contato da Base Integrada de Segurança Pública do Sana é o 22-98814-7994.

De Niterói para a tranquilidade do Sana

O casal Sandra (61) e Reinaldo Moine (63) comemoraram a instalação da unidade no Sana. Eles se "apaixonaram à primeira vista" pelas belezas do distrito serrano de Macaé quando conheceram em 2016. Depois de uma semana numa pousada, escolheram o Sana como local para viver depois da aposentadoria.

"Pelo sossego, pela tranquilidade e proximidade com Niterói (onde eles moravam), escolhemos o Sana para viver depois da aposentadoria. Em 2017, compramos o terreno e construímos a casa. Em 2018, mudamos. Procuramos a paz de um lugar tranquilo e também para fugir da falta de segurança na cidade. A implantação dessa base, trazendo a integração da PM e GM, acreditamos que aumente a sensação de segurança. Pois só a presença, já consegue inibir a expectativa do outro lado de uma situação negativa para o município", comentou Reinaldo.


Fotos Relacionadas