Saúde: caminhada encerra Outubro Rosa

27/10/2014 10:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

A caminhada aconteceu no último sábado (25)

Uma grande caminhada, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou as ações do Outubro Rosa, no sábado (25). O objetivo foi alertar a população sobre o combate ao câncer de mama e conscientizar as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A caminhada começou às 9h em frente ao restaurante Laço Gaúcho e foi encerrada no final da orla da praia dos Cavaleiros.

O evento foi organizado pelo Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher e contou com apoio de diversos órgãos municipais, como a Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Mobilidade Urbana, Subsecretaria de Políticas para Mulheres, entre outras.

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, a primeira-dama Vera Ladeira dos Santos, o secretário de Saúde, Dr. Pedro Reis, a subsecretária de Saúde, Sônia Mussi, representantes de secretarias e a população em geral, participaram da caminhada do Outubro Rosa.

No encerramento, a empresa Hoirtifruti ofereceu aos participantes da caminhada uma mesa de frutas e sucos.

Exposição - Entre as ações realizadas pela Secretaria de Saúde para lembrar a importância do exame preventivo do câncer de mama, está a exposição fotográfica "Lenços e Sorrisos – O câncer visto por nove mulheres", na Praça Veríssimo de Mello, Centro. As fotos da fotógrafa Cláudia Barreto têm como proposta conscientizar a população sobre o câncer de mama e trabalhar a autoestima das mulheres que foram atingidas pela doença. A exposição é fruto da parceria entre Secretaria de Saúde, Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico e União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama).

Mama - O Outubro Rosa é uma campanha que tem por objetivo divulgar e incentivar a mulher quanto aos cuidados com a saúde, principalmente, em relação à prevenção do câncer de mama e câncer uterino.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país. Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura, mas, ainda assim, é o que mais mata mulheres no mundo.


Fotos Relacionadas