Saúde da Família divulga ações no Parque Aeroporto

25/05/2017 15:38:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

A meta é cadastrar cerca de 16 mil somente no bairro

A Estratégia Saúde da Família (ESF) do Parque Aeroporto realizou, nesta quinta-feira (25), uma ação de divulgação na Praça Nagib Mussi. A proposta foi apresentar o programa à população, que antes não era oferecido no local. A ESF conta com quatro equipes e fica localizada no Pronto Socorro do Aeroporto. No momento, cerca de oito mil pessoas já foram inscritas. A meta é cadastrar cerca de 16 mil pessoas somente no bairro. A proposta da Secretaria de Saúde é tornar a atenção básica como a principal porta de entrada da rede de saúde e evitar a lotação dos hospitais e emergências da cidade. O município conta com 46 equipes de ESF que beneficia mais 160 mil pessoas, cerca de 70% da população.

- Me sinto segura em saber que tenho profissionais acompanhando a minha saúde. Mais tranquila em saber que posso contar com médico em minha residência, caso eu precise. É um novo momento para todos nós do Parque Aeroporto. Me sinto confiante, pontuou a dona de casa Sônia Ferreira Pinto.

A proposta da prefeitura é ampliar as ações de prevenção e promoção à saúde, evitando as filas nos hospitais e complicações das doenças crônicas, gerando mais saúde à população. O fortalecimento da atenção básica diminui os custos da saúde pela queda dos procedimentos de alta complexidade. De acordo com o coordenador do ESF, Luis Carlos Braga, desde janeiro, o município conta com dez novas equipes de Estratégia Saúde da Família. Além das quatro equipes no bairro Parque Aeroporto, foram implantadas cinco na região do Centro/Imbetiba/Parque Valentina Miranda e uma no Visconde.

O Ministério da Saúde preconiza que a Atenção Básica seja organizada na lógica da saúde da família, com uma equipe atuando em um território com inscrição dos usuários e cadastramento feito pelos agentes comunitários de saúde. Eles fazem o levantamento das informações, com o diagnóstico do território, identificando os grupos alvos que terão atendimento prioritário, como hipertensos, diabéticos, gestantes, entre outros.

Estratégia Saúde da Família atua de forma intensa em Macaé

A Saúde da Família é uma estratégia prioritária adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para a organização da atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes responsáveis pela população de uma área determinada são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

Além desses profissionais, há uma equipe de apoio, denominada Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), criada pelo MS, que atua de maneira integrada com o objetivo de ampliar as ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. O grupo é composto por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psiquiatra, dentista, auxiliar de saúde bucal, psicólogo, terapeuta ocupacional e a supervisão técnica.

A Equipe de Saúde da Família é responsável por encaminhar o paciente a outros serviços de saúde, quando necessário. O agente comunitário de saúde visita, mensalmente, todas as famílias da localidade, e é o elo entre o morador e o serviço de saúde.


Fotos Relacionadas