“Scratch day” acontece neste sábado na Cidade Universitária

23/05/2019 09:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Oficina será das 14h às 19h, inscrição é gratuita

Quem gosta de linguagem de programação pode se inscrever para participar do “Scratch day”, oficina que vai acontecer neste sábado (25), na Cidade Universitária, das 14h às 19h. Os interessados podem se cadastrar acessando este link

Podem se cadastrar crianças e jovens na faixa de 12 a 15 anos, além de educadores das redes pública e privada. As inscrições serão encerradas assim que as vagas forem preenchidas. A Cidade Universitária funciona na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

"Scratch day" é uma iniciativa da comunidade tecnológica e educacional internacional para se comemorar o aniversário do “Scratch”, linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica, sem que elas tenham tido nenhum envolvimento técnico com linguagem de programação Neste mês de maio, várias pessoas ao redor do mundo se encontram para dividir conhecimentos, projetos e aprender novas técnicas, umas com as outras. Um dos grandes diferenciais do Scratch foi seu modelo de programação em blocos.

Em Macaé, o evento organizado pela equipe do programa “#InovareAprender”, que atua no lab Inovar da Cidade Universitária, promete agitar os amantes da programação. A oportunidade tem como proposta a criação de histórias, jogos e animações e o compartilhamento. De acordo com a responsável pela robótica em Macaé, a designer educacional, Luemy Ávila, a equipe do #InovareAprender está se empenhando para que a oficina deste sábado seja inesquecível.

“Será um dia de encontro de programação pra lá de especial, troca de experiências e aprendizagem“, ressalta.

Olimpíada

Macaé também está se preparando para a Olimpíada Brasileira de Robótica-2019. A programação vai acontecer no dia 6 de julho, no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF). O local funciona na Rodovia Almirante Peixoto, Km 164 – Imboassica. Participam alunos de 6 a 19 anos, de escolas públicas e privadas da região. O evento será das 8h às 18h, com entrada gratuita, e deve integrar cerca de 200 participantes de Campos Macaé, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Rio das Ostras.

Com o tema "Resgate de Vítima", a Olimpíada é organizada pela equipe do programa #Inovareaprender e terá apoio da Defesa Civil de Macaé. Os árbitros serão universitários de faculdades públicas da Cidade Universitária e professores. Também vão acontecer palestras gratuitas sobre tecnologia e inovação no mesmo local.

Durante a etapa regional, os alunos vão participar de desafios com protótipos criados para soluções de resgate, tema da olimpíada deste ano. Diante das provas práticas, cada equipe será responsável por robôs que são desenvolvidos para enfrentar sozinhos vários obstáculos em uma pista de competição, que receberá a avaliação criteriosa de uma comissão de árbitros.As vencedoras serão as que melhor enfrentarem os desafios e obstáculos apresentados na arena.

Os alunos vão participar de desafios com protótipos criados para soluções de resgate, tema da olimpíada deste ano. A etapa nacional será realizada no Rio Grande do Sul, de 22 a 26 de outubro. Durante a programação, também serão promovidos outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR. A realização dessa final conjunta é, por si, um estímulo aos jovens finalistas da OBR, que ficarão em contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil nesta área do conhecimento.