Secretaria de Saúde cria regras para o Centro Municipal de Quarentena

05/05/2020 15:53:00 - Jornalista: Equipe Secom

A Secretaria de Saúde de Macaé, através do Ato Normativo/Semusa nº 001/2020, já em vigor, criou regras para a utilização do Centro Municipal de Quarentena, que funcionará no Hotel de Deus, conforme o decreto 65/2020. O local foi preparado para a nova função enquanto durar o estado de pandemia, e vai receber pessoas testadas positivamente para o coronavírus que, por motivos socioeconômicos, não possuem condições de realizar a quarentena e o isolamento em suas residências por 14 dias.

Na normativa, divulgada nesta terça-feira (05 de maio) e assinada pela Secretária de Saúde, Deusilane Galiza, estão detalhados todos os procedimentos que devem ser respeitados. As regras preveem que a entrada do hóspede é facultativa, mas ele deve levar roupas e medicações, inclusive de uso contínuo, sendo responsável por todos os seus pertences. A utilização de máscara é obrigatória em todos os cômodos. Serão servidas seis refeições diárias, todas elas dentro do próprio quarto.

Diariamente o paciente será avaliado por profissional de enfermagem e serão aferidos sinais vitais, temperatura, freqüência cardíaca e freqüência respiratória a cada 12 horas. Em todos os dias também haverá visita do médico e do fisioterapeuta. É proibido fumar e não será permitida a entrada de nenhum visitante, nem para levar objetos pessoais ou alimentos.

É preciso concordar com as regras

Antes de se hospedar, o paciente precisa preencher uma pequena ficha de inscrição, concordando com as regras estabelecidas e informando dados pessoais como o nome completo e o número do RG, além de assinar e colocar a data de entrada. É possível deixar o local a qualquer momento.

O Centro Municipal de Quarentena contará com equipe de profissionais da saúde: médicos diaristas e plantonistas, enfermeiros diaristas e plantonistas, técnicos de enfermagem diaristas e plantonistas, fisioterapeutas diaristas e assistentes sociais diaristas.