Semana de educação inclusiva termina sexta com ações nas escolas

20/09/2018 12:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Atividades buscam a reflexão sobre a inclusão dos alunos especiais

A Secretaria Municipal de Educação está envolvendo as escolas na apresentação dos projetos desenvolvidos dentro da Educação Inclusiva e os trabalhos têm sensibilizado o público para o tema. A programação é intensa e segue até sexta-feira (21), quando é marcado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

As atividades incluem exibição de filmes, palestra, basquete de cadeira de rodas, montagem de quebra cabeça de 1000 peças, produção de vídeos, entre outras. A programação terá uma atividade especial, pós-semana, no Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel, na quarta-feira (26), Dia Nacional do Surdo e a Luta pela Inclusão.

A Semana é organizada e promovida nas unidades de ensino da rede municipal pela Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação com base na Lei nº 4.055/2014. Este ano o tema é “Rompendo Barreiras Atitudinais” com o objetivo de levar os alunos, professores, pais e a comunidade a uma reflexão sobre a inclusão dos alunos especiais.

A mensagem é passada com atividades lúdicas que retratam, valorizam e divulgam o que há de positivo e negativo, reconhecendo o que pode ser melhorado. "Motivar o diálogo como base no respeito às diferenças na construção da escola inclusiva, reconhecer as barreiras e minimizá-las através do acolhimento e singularidade de cada indivíduo, fortalecer a identidade e autoimagem positiva dos alunos com necessidades educacionais especiais e efetivar práticas pedagógicas inclusivas com todos. Este é o nosso papel enquanto educadores", avaliou a coordenadora Cynthia Gonçalves.

A abertura da Semana ocorreu na segunda-feira (17), na Cidade Universitária, com a realização do IV Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva.

Atendimento especializado aos alunos

A rede pública municipal de ensino de Macaé oferece 51 Salas de Recursos Multifuncionais e 10 Salas de Apoio Pedagógico Específico. São duas escolas polos para a educação de deficientes auditivos – a Joffre Frossard, de 1º ao 5º anos, e Ancyra, de 6º ao 9º anos. As duas unidades oferecem a Educação Bilíngue com a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e também contam com salas de recursos no contraturno. A Escola Lions, no Bairro da Glória, também conta com atendimento especializado dentro da Educação Inclusiva.

A diretora adjunta do Ancyra, Sueli Pessanha Oliveira, falou sobre o acolhimento que o colégio oferece aos 40 alunos com necessidades especiais. "Eles recebem atendimento especializado em sala de aula e se socializam com os colegas o tempo todo. Oferecemos sala de recursos multifuncionais, espaço importante para os alunos que têm alguma deficiência física ou intelectual e os resultados têm sido positivos", avaliou a diretora.


Fotos Relacionadas