Semana de Formação de Professores acontece até sexta-feira

07/05/2019 10:56:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto / arquivo SECOM

Encontro acontece na Cidade Universitária. Objetivo é estimular o melhor ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I

A Secretaria Municipal de Educação iniciou, nesta segunda-feira (6), a Semana de Formação em Serviço – Encontro Pedagógico de Professores, com atividades até sexta-feira (10), na sala 215, bloco A, da Cidade Universitária. O objetivo é estimular o melhor ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º anos, a partir de ideias novas nas tarefas em sala de aula e também nas de casa. Os encontros fazem parte da capacitação mensal que a rede pública municipal de ensino implementa junto aos profissionais.

Os encontros acontecem pela manhã, das 7h30 às 11h30, e à tarde, das 13h às 17h. A ideia é socializar as impressões das atividades desenvolvidas com os alunos, a partir da vivência, e aprofundar os conhecimentos a fim e que a criança aprenda corretamente para evitar dificuldades futuras de aprendizado em várias áreas. Os professores trocam experiências sobre o que está dando certo e o que pode contribuir para melhorar a formação dos alunos e deles mesmos.

“Estou conseguindo melhorar a linguagem dos alunos, ampliando o vocabulário deles, a partir da produção de textos, principalmente, evitando a repetição de palavras e expressões e começando as histórias sem o tradicional era uma vez. Tem dado certo”, contou a professora Fernanda Ribeiro Vianna, do 3º ano, na Escola Municipal Eraldo Mussi, durante o encontro, à tarde, nesta segunda, com as formadoras de 1º ao 3º anos e coordenadoras de 1º ao 5º, Inês de Fátima Gomes e Auxiliadora Carvalho. Elas destacaram a importância de trabalhar com os alunos deste segmento a fluência/competência leitora e o letramento matemático.

Os professores do 4º e 5º anos focarão no estudo dos gêneros textuais como poemas que, neste mês, é destaque na rede de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa.

Já os professores integradores vão trabalhar questões relacionadas ao 2º bimestre, de acordo com o tema de cada ano de escolaridade, a partir do livro "Projetos Integradores". Para o 1º ano o tema desenvolvido é "Brinquedo"; no 2º ano, "Alimentação"; no 3º, "Vida Indígena"; no 4º ano, "Africanidade"; e, no 5º, "Reutilização do Lixo que Produzimos".