semana do meio ambiente sustentabilidade em destaque

25/05/2018 15:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Plantio na Avenida Evaldo Costa integra a programação

A Semana do Meio Ambiente em Macaé contará com diversas atividades com foco na sustentabilidade. A programação começa na segunda-feira (4) e seguirá até sábado (9), com distribuição de mudas, exibição de filmes ecológicos, inauguração de novos pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos, palestras, além da finalização de plantio do corredor verde da avenida Evaldo Costa, no bairro Sol Y Mar.

A iniciativa acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. As atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. Na segunda-feira (4), às 14h, haverá distribuição de mudas da Mata Atlântica na base operacional do Sana, ação que se repetirá no local na sexta sexta-feira (8).

A programação seguirá na terça-feira (5), com caminhada didática, plantio de mudas nativas, apresentação musical da Banda Marcial do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna e do Coral da Escola Municipal Olga Benário Prestes, no Parque Natural da Restinga do Barreto, a partir das 9h. No mesmo horário terá CineAmbiental no auditório do Paço Municipal. A exibição será repetida às 14h no mesmo local. Às 10h, a base operacional do Sana receberá a palestra “Compostagem”.

Na quarta-feira (6), a partir das 9h, será a vez do mutirão de limpeza na praia do Parque Natural da Restinga do Barreto. Entre 10h e 13h haverá exposição do projeto “Resgatando o passado, semeando o futuro”, oficina com materiais reciclados e teatro de fantoches da Liga da Preservação: Guardiões da Natureza, na base operacional do Sana.

O Parque Natural da Restinga do Barreto receberá caminhada didática, por meio da prática de slackline, na quinta-feira (7), a partir das 9h, e, às 15h, partida de futebol feminino do grupo Monarcas do Engenho da Praia. A palestra “Mata Atlântica: características e importância” será às 10h, na base operacional do Sana.

No sábado (9), às 15h, haverá enriquecimento florestal com plantio de espécies nobres da Mata Atlântica em parceria com o projeto Mães Orgânicas de Macaé, no Parque Natural Atalaia.

Plantio do Corredor Verde na avenida Evaldo Costa

As ações de arborização na avenida Evaldo Costa, para a criação do chamado Corredor Verde, terão continuidade durante a programação da Semana de Meio Ambiente. O trabalho será realizado na quarta-feira (6), às 9h30. O projeto foi idealizado por engenheiros florestais da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. A execução é feita por empresas como medida compensatória de acordo com Lei Municipal 3.010/2007, como contrapartida do habite-se ambiental por construções de residências e/ou estabelecimentos comerciais.

O local está recebendo 360 mudas de espécies nativas como Pau Formiga, Pau Mulato e Lanterneira, apropriadas para a arborização urbana.

Além da Evaldo Costa, o trabalho também está sendo realizado em outros pontos da cidade. Somente este ano, outras 700 mudas foram plantadas em locais como a Avenida Industrial, Linha Vermelha, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e Avenida Aluisio da Silva Gomes.