Semana Qualidade de Vida 2015 movimenta Secretaria de Educação

31/08/2015 16:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Programação segue até sexta-feira

A Semana Qualidade de Vida 2015 está agitando a sede da Secretaria de Educação. Funcionários têm oportunidade de receber atividades voltadas para o bem estar e a saúde. Entre as ações estão aferição de pressão, teste de glicemia, atividades lúdicas, ginástica laboral, auriculoterapia (forma de medicina alternativa baseada no pavilhão da orelha) e Quick massagem (relaxamento muscular para aliviar tensões). O objetivo é levantar o perfil das condições de saúde dos funcionários que atuam na secretaria.

O atendimento segue até quinta-feira (3), das 9h às 11h e das 15h às 17h. Na sexta-feira (4), será das 9h às 11h. O servidor interessado em realizar teste de glicemia deve estar em jejum para que o resultado seja mais transparente.

O trabalho faz parte do projeto piloto “Cuidando de quem educa” que, a partir da próxima semana vai promover ginástica laboral no final do expediente. Outra iniciativa, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é levar a proposta de desenvolvimento de atividades de prevenção da saúde física e mental aos profissionais das 104 escolas da rede municipal. A intenção é que o trabalho seja ministrado pelos professores de Educação Física que atuam nas unidades. “O profissional em boas condições de saúde fica com melhor capacidade intelectual e equilíbrio emocional. A promoção da saúde do servidor é uma das prioridades da pasta”, frisa.

No primeiro andar do prédio da Secretaria de Educação, funcionários e visitantes recebem dicas de saúde como a importância de alimentação saudável, exercícios físicos como alongamento e hidratação, através de uma TV especialmente instalada para a Semana. A auxiliar de serviços gerais Dulcimar Pereira de Oliveira elogia a Semana. “Fiz questão de receber o atendimento para saber se minha saúde está em dia. Gostei muito da ação”, conta.

Além disso, profissionais do Centro Especializado de Apoio ao Escolar (Cemeaes) e da Subsecretaria de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar transmitem informações por meio de palestras sobre temas como “Alimentação”, “Vida Saudável”, “Estresse”, “Problemas na coluna” e assuntos ligados ao corpo e à prevenção. Na ocasião, os servidores tiram dúvidas quanto a possíveis problemas na coluna com testes na bola de pilates. Os servidores também podem participar da avaliação física de peso, altura e circunferência abdominal.

A Semana Qualidade de Vida 2015 conta com parceria do Programa de Doenças Crônicas no Trabalho e Programa Saúde do Trabalhador. Nesta segunda-feira (31), diante de trabalhos como testes de glicemia, consulta de enfermagem e aferição da pressão arterial, as equipes encaminharam uma servidora que se encontrava com crise de hipertensão e hiperglicemia para atendimento urgente na unidade de saúde mais próxima.

De acordo com subsecretario de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar, Adriano Marques, a Semana Qualidade de Vida está dando certo. “Esta é uma programação voltada para conscientização e prevenção. No final desta semana, a equipe vai avaliar o perfil dos atendidos. A intenção é incentivar a realização de atividades físicas e destacar a importância do equilíbrio orgânico e emocional. Com corpo e mente sadios, o servidor desempenha suas atividades na vida pessoal e profissional melhor”, finaliza.

A sede da Secretaria de Educação fica na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.